Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 01:00

Matérias - 24/04/2019 | 11h02m

Mangaratiba e Vale apresentam projetos socioeducacionais

Mangaratiba
As secretarias de Educação e Assistência Social e Direitos Humanos firmaram parceria com empresa Vale. As novidades foram apresentadas pelo secretário de Educação, Valdemar Neto, junto com representantes da empresa e com a vereadora Cecília Cabral. No total, o município contará com três projetos. São eles: Crescer sem Violência, Rotas e Redes literárias e Educação Inclusiva.

O primeiro é o ‘Crescer Sem Violência’, que tem o objetivo de fomentar a discussão e a troca de informações sobre exploração sexual, abuso sexual e sexualidade de criança e adolescentes. A Vale vai instrumentalizar profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente com materiais e metodologias de referência para o enfrentamento das violências sexuais, tais como educadores, familiares, agentes sociais e de saúde.

Outro projeto que a empresa vai disponibilizar é o ‘Rotas e Redes literárias’. Este é destinado à elaboração e realização de projetos de trabalhos no campo literário pelos professores da rede municipal. O objetivo é estimular a criação e desenvolvimento de projetos de trabalho que contribuam à promoção de comunidades leitoras, através de mediação da leitura literária a serem realizados nas escolas, sendo a sala de leitura um local privilegiado de atuação, assim como o território em que a escola está inserida.

O ‘Educação Inclusiva’ da Vale é de monitoramento, avaliação e qualificação. Este projeto conta com quatro fases: “Sensibilização e formação inicial em avaliação”; “Monitoramento com apoio formativo”; “Avaliação geral”; e “Compartilhamento da avaliação e recomendações para a continuidade”.

“A Vale é importante para a economia da cidade e possui grandes projetos sociais. O prefeito Alan Costa, atua diretamente para que essa parceria se fortaleça e que mais benéficos através da empresa atenda o município. Esses três projetos chegam para elevar o nível de conhecimento e a capacidade de nossos profissionais e alunos”, disse Valdemar Neto.

Foto: ASCOM/PMM