Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 04:01

Quatis - 25/04/2019 | 10h08m

Produtor Mirim inicia aprendizado sobre técnicas agrícolas

Após a aula inaugural, os adolescentes que formam a turma deste ano do Produtor Mirim vão iniciar o aprendizado sobre técnicas agrícolas na quinta-feira, 25. A horta onde o aprendizado prático acontece fica no bairro Jardim Pollastri, próximo ao escritório local da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro).

O projeto Produtor Mirim representa uma das ações principais de inclusão social para adolescentes e jovens de 14 a 18 anos incompletos, desenvolvidos pela prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Um dos critérios de participação do projeto é estar matriculado em alguma unidade de ensino da rede pública da cidade, além de pertencer a famílias acompanhadas pelos programas sociais da prefeitura.

Os novos produtores mirins foram divididos em dois turnos, sendo o primeiro de 8h30min às 11h30min, e o outro, de 13h30min às 16h30min. Farão parte do turno da manhã do projeto os seguintes estudantes: Alef de Freitas Rocha, Aliny Hipólito Rodrigues, Andreza Campos da Silva, Carlos Santana, Cassiane Souza Reis, Daiana da Silva Santos, Daiane Nogueira de Paula, Danilo dos Santos Oliveira, Gabriel Pereira Andrade, Igor Martins Torquato, Jeferson Tavares de Oliveira, Laila Almeida, Luís Otávio Silva Rezende, Marcos Vinícius do Nascimento, Pamela Gomes da Silva, Patrícia Carvalho Campos, Pedro Henrique Nebott, Ranieri Júnior Cavalli, Taciane da Silva Cunha, Tainah França da Silva, Tainara da Cruz Silva, Tainan de Oliveira, Thamirez Lima de Araújo, Vitória da Silva dos Santos e Wsley Gustavo Neves.

Os alunos que vão compor o turno da tarde do Produtor Mirim são Ana Gabriele Andrade Duque, Bianca Silva Araújo Neto, Bruna Machado Pereira, Caio de Souza Teixeira da Silva, Carolaine Silva Viana, Danilo Nascimento da Silva, Igor Antônio Luerte da Silva, Jamily dos Santos Vieira, João Marcelo Sidério Alfredo, João Victor Costa Silva Fraga, João Victor da Silva Araújo, Jonathan Magela de Paula, José Alencar da Silva Coutinho, Kesley Oliveira da Silva, Lorran de Paiva da Silva, Luís Talvani da Silva Andrade, Luma Américo Rocha, Maikon Lima Pereira da Silveira, Marcella Reis Nascimento, Maria Eduarda Correa Rabelo, Maria Eduarda da Silva, Maria Eduarda Paulina Moreira, Maria Eduarda da Silva, Maria Lúcia de Souza Teixeira, Marielly Gomes Canil, Matheus da Silva Pereira, Osvaldo Manoel de Andrade, Rafaela Borges da Silva, Régis de Castro Silva, Sabrina de Jesus Fernandes e Samuel de Oliveira Carvalho. 

A aula inaugural aconteceu no auditório do Centro Administrativo, no bairro Bondarowsky. O encontro foi marcado pela palestra do consultor Pablo Gontijo, representante da empresa PGP - Treinamento e Consultoria, que falou, entre outros temas, sobre a importância das ações de capacitação profissional e do empreendedorismo na formação dos segmentos da infância e da adolescência para a vida em sociedade.

A aula inaugural contou também com as presenças da coordenadora do Produtor Mirim, Marise Ferrari e do técnico agrícola Paulo Aguiar, responsável pelo aprendizado dos adolescentes a respeito das técnicas de cultivo, além de assistentes sociais e psicólogas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que vão acompanhar diretamente os produtores mirins durante o tempo de permanência deles no projeto: 12 meses. O cultivo de verduras, legumes e frutas sem o uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas é uma das propostas principais do projeto.