Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 20:30

Quatis - 25/04/2019 | 10h10m

Quatis inicia nova fase da vacinação contra gripe

Iniciada na manhã de quarta-feira, 24, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe deverá imunizar 1.923 pessoas dos segmentos que formam o público-alvo desta nova fase. São eles: trabalhadores da área da saúde, puérperas (mulheres que deram a luz ao longo dos 45 dias anteriores), professores e idosos. Os moradores que fazem parte destes grupos poderão procurar as unidades de saúde até o próximo dia 31 de maio, de 8 às 17 horas (segunda a sexta-feira).

Com relação aos professores, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que as doses do medicamento vão ser aplicadas apenas na Casa da Criança, que se localiza na Praça Getúlio Vargas 7 (Centro), e atenderão somente os profissionais em sala de aula. Os demais locais de vacinação, para os outros segmentos do público-alvo, são a Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário) e as unidades médicas dos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri. Os dias e locais de vacinação na zona rural ainda estão sendo definidos pela Secretaria de Saúde do Município.

A Secretaria de Saúde informa também que não há nenhuma contraindicação da vacina e a imunização representa o meio mais eficaz de prevenção contra a gripe. Especialistas no assunto explicam que o tempo médio para que a vacina faça efeito é de pelo menos 15 dias após a aplicação da dose. Dados do Ministério da Saúde indicam que, de janeiro a março deste ano, só a gripe do tipo influenza afetou 232 pessoas em todo o Brasil e 50 dos casos notificados chegaram a óbito, o que reforça ainda mais a importância da campanha de imunização. 

Segundo estimativas do Programa Municipal de Imunização, deverão ser vacinadas as seguintes quantidades de moradores na etapa que começou nesta quarta-feira: idosos (1.497); trabalhadores da saúde (285); professores em sala de aula (124) e puérperas (17 pessoas). Na fase realizada de 10 a 19 de abril, foram vacinadas os segmentos das crianças e gestantes. O público-alvo dos dois segmentos era formado por 1.033 pessoas. As pessoas destes grupos que não receberam a vacina no período estabelecido, também poderão procurar as unidades de saúde para receber a dose do medicamento até o dia 31 de maio.