Quinta-feira, 20 de junho de 2019 | 04:52

Três Rios - 25/04/2019 | 10h18m

Hospital Nossa Senhora da Conceição teve aumento no valor do repasse

A prefeitura vem realizando regularmente o pagamento do repasse mensal ao Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (HCNSC). Além de pagar em dia, o governo municipal aumentou o valor do repasse em aproximadamente R$400.000,00 por mês.

Todos os meses, a Prefeitura de Três Rios repassa o valor de aproximadamente R$1.300.000,00 para a prestação de serviços através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O HCNSC vem priorizando os atendimentos aos pacientes do SUS. Atualmente, o hospital conta com um total de 98 leitos ativos, sendo 67 exclusivos para atendimento de pacientes conveniados ao SUS; possui ainda 11 leitos de UTI, sendo sete para o SUS e quatro para convênios. Com investimentos da instituição está sendo construído um novo prédio para oferecer mais espaço e melhor qualidade aos serviços de urgência.

Em nota, a direção do hospital esclareceu que "a parceria entre o HCNSC e a prefeitura segue firme em seus propósitos e os repasses do Poder Público Municipal têm sido honrados mensalmente". Segundo a diretora executiva do HCNSC, Patrícia Toledo, a parceria com a prefeitura tende a se fortalecer a cada dia. “Estamos trabalhando em conjunto, assim como com outras esferas dos poderes públicos, para criar uma rede de atenção à saúde que atenda nossa população com cada vez maior qualidade e resolutividade".

Campanha de conscientização reorganiza fluxo de entrada de pacientes
O setor de Pronto Atendimento do HCNSC realizou mais de 9.020 mil atendimentos do SUS apenas no primeiro semestre de 2019, o que aponta um grande aumento em comparação ao mesmo período de 2018 (6.894 atendimentos). Diante desses números, o HCNSC e a prefeitura elaboraram uma Campanha de Conscientização para reorganizar o fluxo de atendimento da saúde no município.

Para atendimentos de baixa complexidade, os pacientes devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, caso haja necessidade de um atendimento mais complexo, o paciente é referenciado ao HCNSC.

Para atendimentos de urgência e emergência, todos os pacientes devem ser levados para o HCNSC. São os casos como: baleados, esfaqueados, acidentados e gestantes.

A Campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de respeitar esse fluxo para que o HCNSC e a UPA continuem oferecendo um atendimento de qualidade a todos os pacientes.