Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 04:05

Matérias - 03/05/2019 | 09h39m

Arrecadação maior gera recursos para novos investimentos

Quatis
O superávit financeiro (arrecadação maior que o volume inicialmente estimado para o ano passado) gerou o valor de R$ 1.938.735,46 solicitados à Câmara Municipal, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), visando à abertura de créditos adicionais no orçamento de 2019. A abertura destes créditos, desde que aprovada pelos vereadores, vai garantir a inclusão da reserva dos recursos necessários à realização de novas obras de infraestrutura no município. Tecnicamente, a reserva de recursos para determinadas despesas são denominadas dotações orçamentárias.

Bruno de Souza explica que, como não era possível prever o superávit alcançado pela administração municipal no orçamento de 2018, pois a movimentação de recursos nos cofres municipais também depende da evolução da economia, a criação de novos créditos adicionais na lei orçamentária da cidade se tornou necessária. Segundo ainda o prefeito, dependendo do valor a ser movimentado no orçamento, a criação de novas dotações precisa ser apreciada e aprovada pelo plenário da Câmara Municipal, daí o encaminhamento de quatro projetos de lei aos vereadores com este objetivo.

- Ao justificar o nosso pedido de abertura dos créditos adicionais, frisamos no texto das mensagens enviadas ao poder legislativo que a solicitação tem como objetivo garantir recursos no orçamento para a realização de novos investimentos a favor da população, além de assegurar a prestação dos serviços considerados essenciais aos moradores - frisou o prefeito.

Para Bruno de Souza, “o superávit verificado no ano passado nas contas da prefeitura pode também ser considerado um reflexo positivo das ações realizadas pela administração municipal com o objetivo de promover o equilíbrio das contas públicas, principalmente a partir de 2015, quando a crise econômica nacional e as dificuldades financeiras do Governo do Estado do Rio de Janeiro diminuíram significativamente o volume de repasses para a prefeitura”.

- Embora estejamos trabalhando desde o nosso primeiro mandato à frente da prefeitura (2013-2016) pelo incremento das receitas municipais, a maior parte das nossas receitas ainda é proveniente das transferências federais e estaduais. Por isso, diante da crise econômica do país e do nosso estado, adotamos várias medidas de contenção de despesas a partir de outubro de 2015, as quais ainda estão em vigor e continuam apresentando resultados extremamente positivos, entre eles arrecadações de recursos próprios superiores aos valores inicialmente estimados, o que nos tem permitido realizar novas obras pela melhoria da qualidade de vida dos quatienses - concluiu o prefeito.

Foto: PMQ