Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | 18:29

Matérias - 06/05/2019 | 03h52m

Quatis vacina animais contra febre aftosa

Quatis
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural reforçou o chamado aos produtores rurais da cidade para a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa em animais bovinos e bubalinos (búfalos), que vai até o dia 31 de maio.

Dados do censo agropecuário realizado no ano passado, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que, atualmente o rebanho bovino do município é formado por 22.291 animais. O mesmo levantamento mostra que, até o ano passado, existiam 18 cabeças de búfalos no município.

Ao contrário dos anos anteriores, a dose da vacina contra a febre aftosa foi reduzida este ano de cinco para dois miligramas. O medicamento deve ser adquirido pelo próprio proprietário do rebanho, em lojas e estabelecimentos previamente credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Uma das consequências da febre aftosa, além de danos à saúde do animal, é o impedimento da comercialização dos produtos derivados, entre os quais, a carne e o leite, que afeta toda a região onde o problema for constatado. 

O ministério justifica a redução da dosagem do medicamento, “tendo em vista que o país está próximo de obter o documento relacionado à erradicação da doença por parte da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal)”. A mudança estava prevista no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Neste mês de maio, deverão ser imunizados todos os animais, independente da idade.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município, além de arcar com a aquisição do medicamento, os produtores rurais são responsáveis também pelo transporte da vacina até a propriedade, a conservação das doses em ambientes refrigerados de dois a oito graus centígrados e a aplicação nos animais.

Após a vacinação ter sido realizada, os proprietários deverão entregar a declaração atestando a imunização e a nota fiscal de aquisição das doses. Estes dois documentos podem ser protocolados no Núcleo de Defesa Agropecuária de Quatis, nas Secretaria de Desenvolvimento Rural. A secretaria funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, no Centro Administrativo.  

Os sintomas principais da febre aftosa no rebanho são: surgimento de feridas na boca, tetas e entre as unhas; salivação em excesso; locomoção com dificuldades (os animais passam a mancar); isolamento dos outros animais; febre alta; tremores e redução na quantidade de leite produzida diariamente.

Além disso, os animais passam a comer menos e diminuem o consumo de água. Técnicos em agropecuária explicam ainda que o vírus desta febre se dissipa de um animal ao outro e pode contaminar a água e o solo.

Foto: PMQ