Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 20:22

Matérias - 13/05/2019 | 06h22m

Pinheiral realiza Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

Pinheiral
Foi celebrado a II Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. Estiveram presentes autoridades do município como o prefeito Ednardo Barbosa, a vice-prefeita, Sediene Maia a secretária da Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, além do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, José Frederico de Almeida e de membros da sociedade civil.

Durante a solenidade foram abordados estudos e possíveis implementações para a promoção dos direitos fundamentais à terceira idade e uma palestra ministrada pela psicóloga, Daniela Chaves. Ednardo lembrou que, “é necessário à valorização da melhor idade hoje, caso contrário, não estaremos preparados para o futuro”. O prefeito relembrou que está em andamento o processo de licitação da Academia da Melhor Idade, no Centro, para sofrer uma revitalização.

“É uma grande oportunidade para tratar de propostas para a melhor idade e aproveito para anunciar que estamos finalizando o processo de licitação para a reforma da quadra da Academia da Saúde do Centro, assim como, todo o entorno que engloba ainda a chegada de novos aparelhos de ginástica para o local, em que os idosos fazem as atividades”, disse o prefeito.

Foram mencionados ainda pelo prefeito, problemas envolvendo as políticas públicas no âmbito federal de assistência social, “mas que tudo que está ao alcance da prefeitura está sendo realizado no CRAS”.

“A gente se preocupa muito com a manutenção dos conselhos, como o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, pois é daí que nascem as boas políticas públicas, de onde se transformam em leis e práticas do dia a dia. Sei da importância dos avôs em nossas vidas e hoje como prefeito posso contribuir com a nossa cidade e qualidade de vida dos idosos, promovendo e fortalecendo as atividades dos equipamentos não só da Saúde, como, nos CRAS e, em outras secretarias. É isso precisamos promover mais encontros como esse e mais políticas públicas, escutando a população. Caminhando juntos, com certeza, erraremos menos e aplicaremos melhor cada centavo público que nós, como um todo, contribuímos para gerar uma cidade melhor e com qualidade de vida melhor dentro do que as políticas públicas permitem”, disse.

A conferência gerou a discussão sobre a expectativa de vida estar aumentando no país, onde a vice-prefeita completou “precisamos estar preparados para isso, precisamos ‘envelhecer’ com qualidade, o corpo pode até envelhecer, mas a cabeça não.”

Foto: PMP