Quinta-feira, 20 de junho de 2019 | 03:58

Quatis - 15/05/2019 | 12h51m

Jovens podem se inscrever para curso sobre hotelaria e serviços

Moradores na faixa etária de 16 a 29 anos podem se inscrever para as novas turmas do curso de capacitação profissional sobre hotelaria e serviços, cujo início será no dia 9 de julho, e terá duração de seis meses. A iniciativa está sendo promovida mais uma vez através de uma parceria da prefeitura, via Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com a Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

Das 88 vagas destinadas aos municípios do sul fluminense, cinco foram reservadas para jovens de Quatis. As inscrições e a participação no curso são gratuitas. Podem se inscrever os jovens cadastrados em algum programa social da prefeitura. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 7 de junho, pessoalmente, uma das duas unidades do CRAS de Quatis (Centro de Referência de Assistência Social), ou por meio do endereço eletrônico www.fundacaocsn.org.br.

Em Quatis, as unidades do CRAS se localizam na Rua Aprígio Barbosa Lima, 176, Jardim Independência e na Avenida Euclides Guimarães Cotia, 78, Centro. Durante a realização do curso, os alunos selecionados serão qualificados nas áreas de recepção, cozinha, eventos, garçom, governança, bar, reservas, atendimento ao cliente e manutenção.

Os documentos necessários para inscrição são os seguintes: carteira de identidade, CPF, duas fotografias 3x4, comprovante de renda dos membros da família que exercem atividade remunerada, comprovante de residência e comprovante de conclusão do ensino fundamental em alguma escola da rede pública. Com exceção das fotografias, os outros documentos poderão ser cópias. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 88 vagas para Volta Redonda, Barra Mansa, Piraí, Pinheiral, Porto Real, Resende e Barra do Piraí, além de Quatis, sendo que vinte por cento dos lugares vão ser reservados para jovens assistidos pelo DEGASE (Departamento de Ações Sócioeducativas) e o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

- Atualmente temos cinco estudantes participando do curso em andamento e agora está sendo disponibilizada a oportunidade de aprendizado para outros cinco jovens da nossa cidade. Reafirmamos o grande alcance social desta iniciativa, em dois sentidos. Inicialmente, a prefeitura e a Fundação CSN possibilitam mais uma iniciativa de inclusão social para a juventude do nosso município e por outro lado, os estudantes poderão se capacitar em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. A qualificação, sem dúvida, é um critério importantíssimo na conquista de um emprego - disse o prefeito Bruno de Souza (MDB).

A prova de seleção acontecerá no dia 15 de junho, às 13 horas, na Escola Técnica Pandiá Calógeras, em Volta Redonda. Os jovens aprovados vão ser divididos em duas turmas com 44 alunos e aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, de 8h30min às 11h30min (turno da manhã) e de 14 às 17 horas (turno da tarde), no Hotel Bella Vista. A Fundação CSN vai oferecer lanche, transporte, uniforme e seguro contra acidentes.