Domingo, 22 de setembro de 2019 | 07:40

Matérias - 24/05/2019 | 07h30m

Prefeitura fecha temporariamente área de lazer

Quatis
A prefeitura notificou nesta semana a Tecnosul Construções Ltda, empresa responsável pela construção da Praça dos Direitos Humanos Jonas Lima Nunes, para que realize os reparos necessários nas duas tabelas de basquete da quadra poliesportiva. Por medida de prevenção, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer decidiu pelo fechamento temporário do logradouro ao público, já que ambas as tabelas vêm apresentando uma inclinação. O prazo inicial destinado à realização dos reparos é de dez dias.

Localizada no bairro Jardim Pollastri, na área central, a Praça dos Direitos Humanos foi inaugurada em dezembro do ano passado. A construção do logradouro, que vem se consolidando como um dos pontos mais movimentados para a prática do esporte e do lazer, ocorreu através de um convênio da prefeitura com o Governo Federal, via Ministério dos Esportes, totalizando investimentos da ordem de R$ 330 mil. O local estava sendo utilizado na realização de jogos de basquete, futsal e voleibol, atraindo pelo menos cem pessoas nos fins de semana e uma média diária de 30 desportistas, no período de segunda a sexta-feira.

- A nossa preocupação foi prevenir a possível ocorrência de acidentes provocados pela inclinação constatada das duas tabelas de basquete, daí a decisão de fechar o espaço para a realização das atividades esportivas, até que os consertos necessários sejam efetuados pela empresa construtora. Mais vale prevenir do que remediar - declarou o diretor de Esportes, Willian Vilela, acrescentando que a estrutura das tabelas de basquete da Praça dos Direitos Humanos foi feita com ferro galvanizado.

Segundo Willian, “a legislação estabelece uma garantia de cinco anos para esta obra, motivo pelo qual a prefeitura notificou a firma responsável, uma vez que a inauguração da praça ocorreu há pouco mais de cinco meses, no sentido de que os reparos aconteçam em dez dias”. Ele acrescenta que “a partir da realização destes reparos, imediatamente o espaço será reaberto com total segurança a favor dos desportistas”. Uma provável medida na realização dos reparos será o reforço da afixação das tabelas no piso da quadra poliesportiva e junto à estrutura metálica de sustentação do alambrado.

Em razão do grande movimento de desportistas no local, a prefeitura elaborou um calendário de utilização do espaço durante a semana, especialmente à noite, período no qual a frequência de pessoas era maior. Pelo calendário da Secretaria de Esportes e Lazer, os jogos de basquete devem acontecer às terças e quintas-feiras, enquanto as partidas relacionadas à modalidade de futsal ocorrem às segundas e sextas-feiras. As partidas de vôlei acontecerão nas quartas-feiras. Nos fins de semana, e no período diurno, o uso é livre.

Foto: PMQ