Domingo, 22 de setembro de 2019 | 07:40

Piraí - 24/05/2019 | 07h47m

Creas Piraí participou da formação de professores municipais

Com a finalidade de marcar o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), participou nos dias 13 e 14, do Encontro de Formação Continuada da Secretaria de Educação para professores da rede municipal da educação infantil ao 5º ano. Os encontros aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A coordenadora do Creas do município, a assistente social Raquel de Souza Costa, explicou que o encontro teve como objetivo orientar os professores para as formas com as quais eles podem contribuir na identificação de situações de violência contra crianças e adolescentes. “Mudanças repentinas no comportamento, marcas de agressão, comportamento violento e isolamento são alguns dos indícios de que a criança ou adolescente podem ser vítimas de algum tipo de abuso”, detalhou.

Como relatou a coordenadora do Creas, os índices registrados no município felizmente são baixos, mas que para que esse tipo de situação seja erradicada é fundamental a atenção constante de educadores, pais e parentes.

“A maioria dos abusos contra crianças e adolescentes registrados no mundo acontecem dentro de casa, por esse motivo o papel dos professores é fundamental para a identificação de possíveis casos”, completou assistente social.

Mais um encontro, que estava agendado para a semana passada que foi adiado devido à mobilização nacional pela educação deverá ser realizado esta semana com professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

Raquel Costa destacou que a função do Creas é acompanhar e oferecer suporte psicossocial às crianças, adolescentes e famílias vítimas desse tipo de violência. Denúncias de suspeitas de situações de abusos devem ser encaminhadas ao conselho tutelar e às autoridades policiais responsáveis pela apuração dos fatos.

O Conselho Tutelar de Piraí fica na Rua Bulhões de Carvalho, 215, bairro Casa Amarela. O telefone é (24) 2431-9991.