Domingo, 22 de setembro de 2019 | 07:09

Pinheiral - 24/05/2019 | 07h51m

Ednardo Barbosa iniciará construção da Casa Abrigo

O prefeito Ednardo Barbosa, participou na manhã de quarta-feira, 22, da abertura do I Seminário sobre Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Câmara Municipal. O evento que tem como tema “O empoderamento e protagonismo Infanto-juvenil” com o lema “Criança e Adolescente podem sempre dar um passo à frente, diante das dificuldades” acontece até sexta-feira, 24, e tem como público-alvo pessoas que participam de trabalhos voltados para o Sistema de Garantia de Direitos a Criança e ao Adolescente.

Na abertura, o prefeito destacou a importância do trabalho em rede e anunciou que está próxima da liberação do laudo do Corpo de Bombeiros, que vai permitir o início da obra da Casa Abrigo, no bairro Chalé.

“Na abertura da semana “Faça Bonito”, destaquei a importância do trabalho em rede, identificando casos dentro das escolas, das unidades de saúde e dos equipamentos da Assistência Social. Precisamos nos unir e trabalhar juntos, para que tenhamos uma sociedade cada vez mais fortalecida. Quero reafirmar o compromisso com a nossa cidade, fortalecendo cada vez mais os equipamentos e o compromisso de empregar cada centavo público com responsabilidade, pois foi esse o compromisso que assumimos. Caminhamos para uma situação financeira um pouco melhor comparada a de quando assumimos. Isso reflete no município com as ações e obras que estamos realizando. Hoje vou receber o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, o comandante Januzzi, para tratar sobre o projeto de incêndio da Casa Abrigo. Com esse documento em mãos vamos poder dar início a construção da Casa Abrigo no bairro Chalé”, disse o prefeito.

O palestrante, Lauro Trindade, destacou a importância do seminário para que a sociedade possa refletir sobre as ações que podem ser tomadas contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Temos que lembrar o mês de maio, mais especificamente dia 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli é sequestrada, queimada, estuprada e morta não é uma comemoração. É um dia de luta, um mês de luta. Este é um momento para discutir, fazer com que a nossa sociedade reflita, para que a gente não viva apenas o dia 18 de maio. Precisamos entender que o combate ao abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes é todo dia”, disse Lauro.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, destacou a importância do evento para produzir políticas públicas para as crianças e adolescentes do município. “Sabemos que não é momento de comemorar, mas estamos aqui para refletir sobre essa garantia de direitos. Enquanto rede de atendimento precisamos disponibilizar políticas públicas que de fato garantam o convívio de forma saudável e que esta criança possa ser respeitada, principalmente, dentro do seu lar”, disse Patrícia.

Também participaram da abertura do evento a vice-prefeita, Sediene Maia dos Santos, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, do presidente da Câmara, Muller Adriano da Fonseca, do vereador, Magno Vicente, do diretor do IFRJ Campus Pinheiral, Marcos Fábio, da Conselheira Tutelar, Fabiana Rosa, do secretário de Educação, Fernando Cabral, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Silvana Ferreira de Andrade e do palestrante, Lauro Trindade.