Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 17:30

Matérias - 12/06/2019 | 18h38m

Barra do Piraí prorroga vacinação contra gripe

Barra do Piraí
O Ministério da Saúde liberou a imunização contra a gripe para toda a população.  No entanto, em Barra do Piraí e praticamente todo o estado do Rio de Janeiro, a vacina continuará sendo ofertada, prioritariamente, aos grupos de risco, até o próximo dia 15. Mesmo com um trabalho em larga escala, com a Nova Saúde disponibilizando as doses em 100% do território, o município atingiu a média de cerca de 51% de pessoas vacinadas, aquém do estabelecido pelo Ministério da Saúde - o mesmo ocorreu na maior parte das cidades fluminenses.

Em virtude da baixa adesão à vacina, o estado do Rio continuará atendendo somente os grupos prioritários, que são crianças, gestantes, puérperas, idosos, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde e profissionais de educação. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Barra do Piraí, Irineia Santana, disse que a força tarefa segue no município, inclusive, com a imunização volante. “Estamos vacinando também pessoas que estão acamadas, nas residências, de acordo com os nomes e endereços que os familiares entregam nos postos”, afirmou.

Os agentes da saúde também ofereceram a vacina contra a Influenza nas creches municipais e particulares, no asilo, no abrigo municipal e à gestantes na Saúde da Mulher.

“Conseguimos oferecer a vacinação para o acampamento dos Sem Terra, em Ipiabas. Mas estamos tendo muita recusa de idosos e pais que não estão autorizando seus filhos a tomarem a vacina”, alertou Irineia.

O secretário da Nova Saúde, Juberto Folena de Oliveira Junior, chamou a atenção da população para a importância da vacinação. “Não podemos nos deixar levar por informações falsas. Vivemos a era das fake News, e isso não só é muito perigoso como pode colocar em risco a vida das pessoas. As doses protegem contra os tipos de vírus da Influenza, inclusive, o H1NI, da chamada ‘gripe suína’. Pedimos de coração às pessoas que se informem corretamente e busquem a vacinação”, recomendou.

O atendimento para a vacinação está sendo feito em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, de 8 às 16 horas. Nos sábados, a campanha se concentra na Praça Nilo Peçanha, no Centro, de 9 às 14 horas.

Foto: PMBP