Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 01:06

Matérias - 16/06/2019 | 19h21m

Produtores mirins atuam em horta na escola municipal

Quatis
Localizada na comunidade quilombola de Santana, que fica na zona rural a cidade, a Escola Municipal Irmã Elizabete Alves recebeu a visita dos cerca de 60 adolescentes do “Produtor Mirim”, projeto de inclusão social realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município. Os produtores mirins participaram das ações voltadas à retomada da horta escolar nesta unidade de ensino, cujas instalações foram ampliadas pela administração do prefeito Bruno de Souza (MDB) e inauguradas em agosto de 2017.

Durante a visita, os adolescentes do projeto fizeram a limpeza e começaram a fazer os canteiros da horta. Nos próximos dias, eles retornarão visando participar do plantio das sementes de hortaliças e legumes. A locomoção dos produtores mirins até a comunidade de Santana e o retorno para a área urbana, foram feitos num ônibus da Secretaria Municipal de Educação. O técnico agrícola do Produtor Mirim, Paulo Sérgio Coelho, acompanhou a visita.

A participação dos adolescentes na preparação do solo para o plantio das hortaliças fez parte do aprendizado prático proporcionado pela participação no projeto “Agricultor Mirim”, cuja realização acontece em duas hortas, uma situada no bairro Jardim Pollastri, e a outra na unidade do Centro do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

- A limpeza da área destinada à horta e o preparo dos canteiros tiveram como objetivo ampliar os conhecimentos a respeito das técnicas corretas de cultivo das verduras, dos legumes e das frutas, fazendo parte da formação deles, oferecida pelo projeto Agricultor Mirim. Além disso, os produtores mirins conheceram um pouco mais da importância do cultivo de uma horta no ambiente escolar, que passa pela produção e o consumo de alimentos saudáveis - declarou a coordenadora do projeto, Marise Ferrari, acrescentando que os produtores mirins receberam ainda, de professores da escola local, informações a respeito da história da comunidade quilombola de Santana, cujas origens remontam ao começo do século XX.

Foto: PMQ