Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 18:06

Matérias - 24/06/2019 | 06h28m

Hospital cumpre meta e zera fila de cirurgias eletivas

Mangaratiba
Em abril deste ano a direção do Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB) informava que a meta era zerar a fila de cirurgias eletivas. Em menos de dois meses os 87 pacientes que aguardavam os procedimentos foram operados.

A informação foi do diretor da unidade Bruno Duarte. “Assumimos com uma demanda ainda maior, com mais de 380 pacientes na fila, mas com muito empenho, apoio do prefeito, dedicação dos nossos cirurgiões e da nossa equipe médica atingimos o objetivo”, disse.

“Nosso compromisso com a saúde da população é grande. Desde que assumimos procuramos normalizar o setor e oferecer o melhor. Recentemente conseguimos ambulâncias novas; atuamos intensamente contra os focos do Aedes aegypti; retomamos com o atendimento do Pet Móvel e muito mais. Solicitei à Saúde que intensificasse as ações e o resultado está aí: em pouco tempo a fila de cirurgia está zerada”, destacou o prefeito Alan Costa.

As intervenções eletivas mais comuns são de vesícula, hérnia umbilical e inguinal, além de pequenas cirurgias. O paciente que precisar ser operado é encaminhado para a consulta com o cirurgião. Caso seja necessária a intervenção são solicitados os exames e risco cirúrgico para, em seguida, ser agendada a data da operação. O paciente aguarda em média por um mês até o procedimento.

“Se comparar com outras cidades essa espera pode chegar até um ano”, finalizou o diretor Bruno Duarte.

Foto: ASCOM/PMM