Terça-feira, 23 de abril de 2024 | 14:42

Três Rios - 02/07/2019 | 08h01m

Três Rios decreta intervenção da Clínica de Repouso na Boa União

A prefeitura através de equipe coordenada pela Secretaria de Saúde, Procuradoria e Ordem Pública realizou a intervenção na Clínica de Repouso Três Rios, localizada no bairro Boa União, segunda-feira, 1º. A decisão atende à recomendação do Ministério Público, que determinou a intervenção imediata e o afastamento da atual administração da clínica.

A Clínica de Repouso, que é conveniada ao SUS, conta com 57 pacientes de Três Rios, de um total de 107 oriundos de municípios vizinhos. A medida é necessária, pois a clínica não apresenta as certidões negativas necessárias a regularização do contrato. Caso o município não promovesse a intervenção, poderia incorrer em ato de improbidade administrativa.

A intervenção foi definida após reunião na sede do Ministério Público em Três Rios, com a presença das Promotoras de Justiça, Dra Marcia Lustosa Carreira, Coordenadora do CAO Saúde, Dra. Bárbara Salomão Spier, Coordenadora do CAO Cível e a Dra. Elisa Maria Azevedo Macedo Barbosa, Promotora de Justiça Cível, de Família e do Idoso de Três Rios; do diretor do NESM, Rodrigo Japur Duarte Tavares; dos Procuradores Municipais, Dra Valesca Jardim, Dr. Márcio Pinheiro; da Secretária de Saúde de Três Rios, Alessandra Ferreira e do prefeito Josimar Salles.

Na ocasião, foi apresentado relatório do Ministério Público ressaltando que a intervenção é temporária e deverá se manter até que se encerre o procedimento de desinstitucionalização dos pacientes internos conforme levantamento realizado pelos técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, através do censo, cujo teor foi apresentado aos municípios que integram a rede de atendimento.

Uma equipe com aproximadamente 20 pessoas das Secretarias de Saúde, Procuradoria, Ordem Pública, Obras, Defesa Civil e Gestão Pública se reuniu às 6h, de segunda-feira no gabinete com o prefeito, o qual determinou os nomes da Comissão Interventora, composta por um médico psiquiatra, um enfermeiro e um diretor administrativo. O prefeito Josimar Salles solicitou ainda o máximo de atenção e respeito aos pacientes, familiares, funcionários e diretores da clínica para os devidos esclarecimentos e a certeza da continuidade do atendimento.