Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 01:53

Matérias - 08/07/2019 | 16h10m

Pinheiral realiza Seminário Intersetorial do Bolsa Família

Pinheiral
O 1° Seminário Intersetorial do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família com o intuito de discutir e oferecer uma visão ampliada sobre o Cadastramento Único e Programa Bolsa Família para Profissionais de Rede e a Importância da Intersetorialidade foi promovido no auditório da prefeitura.

O evento contou com a presença de autoridades do município e do Estado, como o prefeito Ednardo Barbosa, a vice-prefeita Sediene Maia, a superintendente de Proteção Social Básica do Estado do Rio de Janeiro, Aline Campanhão, a coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família, Ane Lima e a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello reunindo mais de 70 profissionais da rede municipal de Saúde, Educação e Assistência.

A iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Assistência e Direitos Humanos, sob a organização da coordenadora Municipal do PBF, Vanusa Azevedo, contou ainda com a apresentação de alunos assistidos na oficina de música no Centro de Referência da Assistência Social da cidade, das equipes de coordenação dos programas sociais oferecidos e de discussões sobre a importância do trabalho em rede para que alcance ainda mais resultados nos acompanhamento das famílias.

“No momento atual de crise e de expectativa de Reforma da Previdência, em que muitos desses programas ficaram com a possibilidade de cortes, em muitos municípios, a maioria da arrecadação que circula são oriundos do programa Bolsa Família. Pinheiral tem famílias que se beneficiam desse programa, assim como outros municípios e necessitam dele para se reerguer perante a sociedade. Sabemos a dificuldade que o país passa. Uma reportagem recente no G 1, do IBGE, mostrou que as pessoas estão levando em média de um ano e meio a dois anos para se recompor no mercado de trabalho. Muitas das vezes, a única renda de uma família vem do programa”, disse o prefeito destacando a importância trabalho em rede.

“Por isso, destaco o quanto é importante o conhecimento de vocês, profissionais. A questão da rede é uma coisa que a gente sempre trabalhou. Tive a oportunidade de ser secretário de saúde e a gente trabalhava na Saúde a importância da rede. Isso falando em Secretaria de Saúde. Hoje a gente está falando em rede com a Secretaria de Educação identificando aquela família e o aluno, atento numa situação de vulnerabilidade; na Saúde com o profissional médico ou agente comunitário de saúde sabendo da importância que é a visita domiciliar, que identifica o problema; o assistente social com o seu relatório que, muitas das vezes, embasa as decisões que a Procuradoria tem que tomar decisões quando remete o processo para uma de nossos equipamentos sobre a concessão de um benefício. Por isso, parabenizo a iniciativa de todos os profissionais da Secretaria de Assistência Social por essa realização e também pela presença de representantes do Governo do Estado nesta ação em nossa cidade”, disse.

A superintendente de Proteção Social Básica do Estado do Rio de Janeiro, Aline Campanhão, falou sobre a importância da atual gestão em assumir o compromisso de discutir o Programa Bolsa Família.

“A gestão assume esse compromisso de estar discutindo o que está sendo feito, o que pode ser aprimorado, os impactos que estamos alcançando no município através do programa e das ações. Falar da política intersetorial vai além do papel do técnico, então quando a gestão e o prefeito se dispõem a vir sentar com a gente para poder dialogar é de extrema importância, porque destaca o compromisso dele em estar discutindo a política para além do seu muro. O exercício da intersetorialidade é um exercício que começa na gestão porque é ela quem incentiva e abre os caminhos para que nós, enquanto técnicos e trabalhadores dessa política, possamos avançar nessa construção. Por isso parabenizo o prefeito Ednardo e a Vice-Prefeita Sediene por esse compromisso, por esse esforço coletivo que tem sido realizado para que possamos avançar com o município na construção dessa política”, declarou.

A secretária, Patrícia Rivello, agradeceu a oportunidade de reunir um grande número de pessoas para a discussão do Programa Bolsa Família. “Agradeço a todos, mas, primeiramente, ao prefeito que nos apoia e possibilitou que estivéssemos nesse espaço podendo unir tantas pessoas de diferentes políticas, mas que constroem juntos. Estamos partindo para um momento político onde será necessário arregaçar as mangas e construir em conjunto. Só é possível colher bons frutos e alcançar bons resultados quando valorizamos nossa equipe. As dificuldades existem, porém temos avançado e aprendido a convier na diversidade. Nossos usuários se beneficiam dessa comunhão através de nossos serviços. O propósito é conhecer melhor o programa, entender o impacto que ele exerce no nosso município e no nosso comércio de uma forma geral, pois ele gera um aquecimento econômico para a cidade. Espero que todos possam sair daqui como multiplicadores do programa”, conclui.

A vice-prefeita Sediene Maia destacou a diferença das classes sociais no Brasil, alegando que o programa é uma tentativa de recuperar uma parcela dessa desigualdade. “No momento que estamos vivendo hoje é muito importante parar para falar e discutir o Bolsa Família. O cadastro das famílias necessitadas nesse programa é de fundamental importância, ainda mais por se tratar de algo tão criticado pela nossa sociedade porque falta informação. O que estamos fazendo hoje é sentar para compartilhar e assim adquirir mais informações sobre esse programa para que possamos dar a ele seu devido valor. É de conhecimento geral que a divisão de renda no nosso país é extremamente desigual, o Bolsa Família veio pra tentar resgatar um pouco da igualdade e amenizar a diferença social do nosso povo. É a melhora da qualidade de vida de uma camada da população brasileira”, afirma.

Fotos: PMP