Domingo, 21 de julho de 2019 | 16:03

Matérias - 11/07/2019 | 09h37m

Área de Exposições recebe Semana do Nordestino

Resende
A prefeitura promoverá mais uma Semana do Nordestino, nos dias 12, 13 e 14 de julho, na Área de Exposições da cidade. A terceira edição do evento, que acontece em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), está com a programação recheada de atrações. Além da homenagem aos nordestinos, a festa promete muita animação com os shows de Kika Porto, Forroçacana, Trio Baião Lunar, Xoxote, repentistas de São Cristóvão e para fechar Bonde do Forró, entre outros. A entrada é franca.

 A abertura da Semana do Nordestino contará com a Banda Sinfônica da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), além da participação especial do harpista argentino Walter Morato. Em seguida, haverá a homenagem aos nordestinos. O cronograma inclui parque de diversões todos os dias, área de alimentação com comidas típicas, festival de dança de quadrilha, apresentação de balé, show de prêmios, artesanato e barracas de produtos regionais provenientes da famosa feira de São Cristóvão do Rio.

A população ainda poderá participar gratuitamente das oficinas de sucos nordestinos, rói-rói, essências nordestinas, fuxico, chaveiros (personagens nordestinos), plantio, moda regional, óleos naturais, fantoches nordestinos e cestaria. Na sexta-feira, 12, as oficinas começam a funcionar a partir de 18h e no sábado e domingo, 13 e 14, à partir de 13h.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que a festividade visa valorizar a cultura nordestina, proporcionando música, entretenimento, gastronomia e várias tradições sertanejas à população.

- Estamos realizando mais uma edição da Semana do Nordestino que virou tradição em Resende. A festa busca enaltecer as raízes nordestinas e trazer um pouco das riquezas sertanejas para nossa cidade. Todos estão convidados para participar da festividade, que possui uma programação repleta de atrativos e novidades. A área de alimentação, por exemplo, vai reunir diversos pratos típicos e sabores do Nordeste, tais como: acarajé, baião de dois, feijão de corda, carne de sol, entre outros. A criançada poderá se divertir no parque de diversões. O evento é aberto para todas as idades. A homenagem aos nordestinos é um grande reconhecimento da importância da sua história na nossa sociedade - reforçou, lembrando que a segurança foi esquematizada com guardas municipais e agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Durante o evento, as pessoas ainda podem doar alimentos não-perecíveis, através do Programa Mesa Brasil do Sesc. Os alimentos arrecadados na entrada da Semana do Nordestino serão distribuídos para instituições cadastradas no município.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 12, sexta-feira
A partir de 18h - Oficinas
19h – Apresentação Banda da Aman
(Participação: harpista Walter Morato)
19h30min – Homenagem Nordestinos 2019
21h – Show Kika Porto
22h – Show Forroçacana

Dia 13, sábado
10h – Festival Dança de Quadrilha
(Categoria Ensino Fundamental)
A Partir de 13h – Oficinas
14h – Festival Dança de Quadrilha (Categoria Livre)
16h – Show de prêmios
17h – Balé da Prefeitura de Resende
18h – Quadrilha Realce
19h – Quadrilha Dona Junina de Angra dos Reis
20h – Tributo ao grande encontro com Dil Portela
21h30min – Show Trio Baião Lunar
23h30min – Show Xoxote

Dia 14, domingo
10h – Apresentação Comep (Corporação Musical Engenheiro Passos)
12h30min – Grupo Cordas Musicais
A partir de 13h – Oficinas
13h – Apresentação Centro Musical Acorde Z
14h – Espaço Musical Cláudia Ramos
15h30min – Apresentação de Cordel da Escola das Artes
16h – Escola de Música da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM)
18h – Show de repentistas de São Cristóvão
19h – Tributo a Luiz Gonzaga com Anne Nogueira e Rafaela Rodrigues
20h – Show Bonde do Forró

Foto: ASCOM/PMR