Domingo, 21 de julho de 2019 | 15:55

Quatis - 11/07/2019 | 13h37m

São Joaquim encerra operação limpeza para torneio leiteiro

Com a realização anual do torneio leiteiro de São Joaquim, pelo menos 1.500 pessoas costumam passar pelo distrito, que se localiza na região rural de Quatis. Para atender o grande movimento de moradores, produtores rurais e visitantes, além de ordenar o fluxo intenso de veículos, a prefeitura vem reforçando nesta semana os serviços de limpeza dos logradouros (foto) e a sinalização viária nesta comunidade distante 40 quilômetros do Centro da cidade, e na qual residem cerca de 800 habitantes.

Iniciados na segunda-feira, 8, os trabalhos de varrição, capina, pintura de meio-fio, desobstrução de bueiros, sinalização das ruas e praças, retirada de lixo e entulhos, e a pintura externa na igreja do padroeiro do distrito deverão estar concluídos até a manhã de quinta-feira, 11, quando acontece a abertura oficial da trigésima-primeira edição do torneio leiteiro de São Joaquim, às 21 horas. Outros serviços em andamento são o patrolamento e colocação de escória nas estradas rurais de acesso ao distrito; o apoio na instalação de baias, e na extensão do galpão em que será realizado o torneio, acompanhado da colocação de forragem nesta área.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, os trabalhos estão sendo feitos por 15 operários, que atuam com o auxílio de três caminhões, três máquinas retroescavadeiras, uma máquina patrol e ferramentas manuais.  

- A limpeza das ruas, avenidas e praças da cidade são realizadas com frequência, tanto na área urbana, quanto na zona rural. Mas devido ao torneio leiteiro de São Joaquim, que representa um dos acontecimentos mais importantes do calendário anual de eventos da cidade de Quatis, estamos reforçando nesta semana estes serviços no distrito - declarou o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Cézar Salazar, que responde também pela titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município.

Com uma programação variada, a edição deste ano do torneio leiteiro de São Joaquim, envolve três instituições na organização. São elas: Associação de Produtores Rurais de Ribeirão de São Joaquim, Prefeitura de Quatis e EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro).

Além dos organizadores principais, existe ainda uma relação de quase 80 estabelecimentos comerciais que apoiam o evento e são considerados “amigos do torneio”. Esta relação é formada em sua grande maioria estabelecimentos de Quatis, mas inclui também três cooperativas agropecuárias (Quatis, Barra Mansa e do distrito de Amparo - Barra Mansa), a Câmara Municipal de Quatis e o Jornal Raízes Rurais, informativo ligado ao segmento do agronegócio e com circulação no sul fluminense.

Programação:
Dia 10 - quarta-feira: chegada dos animais (18 horas) e esgota (22 horas);

Dia 11 - quinta-feira: abertura oficial (21 horas);

De 11 a 13 de julho (quinta-feira a sábado): primeira ordenha (seis horas), segunda ordenha (14 horas) e terceira ordenha (22 horas)

Dia 12 - sexta-feira: shows musicais com Francielly Gil (20 horas) e a dupla Zé Vítor & Cuiabá (23 horas);

Dia 13 - sábado: shows musicais com Leandro Martins (20 horas) e Tiago Oliveira (23 horas);

Dia 14 - domingo: premiação dos vencedores (11 horas) e show musical com o cantor Don Robert (13 horas).