Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | 17:02

Matérias - 17/07/2019 | 15h33m

Grupamento ambiental ganha materiais para combate a incêndios

Quatis
Quinze abafadores manuais e duas bombas costais foram doados ao grupamento ambiental da Guarda Municipal pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente.

A informação é do prefeito Bruno de Souza (MDB), ao comentar o encerramento de mais um treinamento para os agentes na área próxima aos antigos galpões da CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras). O treinamento teve como tema a “prevenção e o combate a incêndios florestais”, tendo sido ministrado por agentes do próprio ICMBIO.

Desde quando foram nomeados os primeiros guardas municipais para formação do grupamento ambiental, em dezembro do ano passado, os seus agentes passaram por cinco treinamentos visando o exercício das suas atribuições, ou seja, a prevenção e combate às infrações contra o meio ambiente no âmbito do município. Os dois próximos treinamentos acontecerão em agosto e setembro, a respeito dos temas “educação ambiental” e “patrimônio cultural e ambiental de Quatis”, respectivamente. Atualmente, o grupamento ambiental da Guarda Municipal é formado por nove guardas, mas este número pode chegar a 18.

Os abafadores manuais são ferramentas muito utilizadas em áreas de difícil acesso, especialmente na zona rural, onde o número de queimadas costuma ocorrer com mais frequência no período da estiagem. O equipamento normalmente é formado por um cabo de madeira de 1,5 metro e por borrachas de grande resistência às chamas. Com a doação, sobe para 21 o número de abafadores destinados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no combate ao episódio de fogo na mata, pois a pasta contava com seis destes equipamentos, que foram montados no ano passado, através de uma parceria com os produtores rurais. As bombas costais doadas pelo ICMBIO à prefeitura,  têm capacidade de armazenar 20 litros de água, cada uma delas.

- Em nome do município agradeço ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade pela doação dos abafadores manuais e das bombas costais ao grupamento ambiental da Guarda Municipal. Quero aqui destacar também o apoio dos produtores rurais da cidade ao trabalho da prefeitura nas ações de prevenção e combate às ocorrências de fogo na mata. A união de todos certamente é de importância primordial às ações da administração municipal pela preservação do meio ambiente em Quatis, dentro da nossa proposta de priorizar o desenvolvimento sustentável enquanto um projeto de governo - declarou o prefeito.  

Foto: PMQ