Sexta-feira, 23 de agosto de 2019 | 03:44

Matérias - 18/07/2019 | 14h45m

Corporação musical realiza festa para arrecadar recursos financeiros

Quatis
Estão à venda os ingressos para a festa realizada anualmente pela Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário visando arrecadar recursos financeiros destinados à própria instituição. O evento acontecerá sábado, 27, a partir de 19 horas, na Fazenda Santana da Cachoeira, a Fazenda do Cici, na Estrada do Glicério, zona rural de Quatis. Entre as atrações da festa, estão programadas uma apresentação especial da própria corporação musical, às 20 horas, e o show com a cantora Denise De Leon, às 21h30min.

Considerada um patrimônio cultural do município, a Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário completou 50 anos em março de 2018. Desde o ano passado também, ela voltou a receber o apoio da prefeitura através de um convênio assinado com a administração municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo do município. Através deste convênio, o valor mensal repassado à banda passou a ser de R$ 3,5 mil.

A entidade, no entanto, realiza outros eventos no sentido de arrecadar o restante dos recursos necessários ao custeio das suas despesas, entre elas a aquisição e os reparos em seus instrumentos. A festa do dia 27 é uma das atividades promovidas todo ano com este objetivo. Segundo o presidente da corporação, Rômulo Ferreira de Carvalho, os ingressos para a festa podem ser adquiridos junto aos próprios componentes ou na loja Bella Marta, na Avenida Avelino Batista Soares 151, Centro.

Contando atualmente com 55 componentes, desde crianças até idosos, a corporação realiza os ensaios aos sábados, em dois locais, um deles na Loja Maçonica Lealdade e Brio de Quatis, no bairro Jardim Pollastri, e o outro na capela de Santo Antônio, no Centro. Na capela de Santo Antônio, acontecem as aulas de pífaro e teórica, principalmente para os iniciantes.

A formação de novos músicos é uma das contrapartidas estabelecidas no convênio entre a prefeitura e a banda. Outra ação realizada recentemente pela corporação com objetivo de arrecadar recursos foi a rifa de um fogão de cinco bocas (cooktop).

Ao longo dos seus 51 anos de existência, a Corporação Musical que tem como maestro o músico José Flávio, vem se apresentando em eventos promovidos pela prefeitura, festas religiosas e acontecimentos culturais, além de atividades promovidas em outras cidades da região sul fluminense, costa verde e de municípios mineiros situados próximos a Quatis, como, por exemplo, Passa Vinte. No mês passado, a corporação foi uma das atrações da 26ª edição do Festival do Camarão, em Paraty, cuja realização teve o apoio da prefeitura local.

Foto: PMQ