Sexta-feira, 23 de agosto de 2019 | 04:15

Matérias - 18/07/2019 | 14h48m

Piraí abre inscrições para curso EdPopSUS

Piraí
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) abre inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS II), voltado para profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta do curso é aprofundar os conhecimentos de educação popular provocando reflexões e reorientações das práticas de educação em saúde vigentes no SUS, considerando os saberes, linguagens e valores sociais das classes populares. A inclusão das lideranças populares e movimentos sociais é fundamental para expandir o conceito de saúde, considerando que o saber e práticas não estão restritos aos profissionais, além de trazer experiência e apropriação de suas práticas populares.

Em sua quarta edição no município, a expectativa é que o EdPopSUS 2019 forme 35 educandos,  sendo 70% deles Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Vigilância em Saúde (AVS), além de outros profissionais da Atenção Básica; e 30 % para lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais.

A formação tem carga horária de 160 horas e está prevista entre de Agosto a Dezembro de 2019, divido em 17 encontros que acontecerão todas as quintas-feiras. As inscrições podem ser feitas de 16 a 30 de julho, pelo e-mail edpopsuspirai2019@yahoo.com.br, conforme o edital.

Banner: PMP