Sexta-feira, 18 de outubro de 2019 | 08:25

Matérias - 18/07/2019 | 14h51m

ESF Penedo realiza mutirão de Exames Preventivos

Itatiaia
A Unidade de Estratégia de Saúde de Penedo (USF) realiza sábado, 20, um Mutirão Exames Preventivos e também exames de toque da mama. O atendimento, voltado preferencialmente para as moradoras de Penedo, acontecerá de 9 às 16h, na unidade da Rua Tupi, s/nº, Penedo.

Para fazer o exame é preciso comparecer no horário informado e apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

- Abrimos o agendamento para preventivos toda terça-feira, mas nesse sábado, tanto as pacientes agendadas, quanto as não agendadas poderão fazer o exame - explicou a enfermeira e coordenadora do ESF de Penedo - Leila Marques.

O preventivo, principal método para diagnosticar o câncer de colo de útero é recomendável para mulheres com idade entre 25 e 64 anos. O exame é indolor, identifica lesões e estágios iniciais da doença e é feito gratuitamente.

- É indicado que o exame seja realizado uma vez por ano. Também vale lembrar, que para realizá-lo a paciente não pode estar menstruada e deve estar três dias sem ter relações sexuais. Também é importante que não tenha usado pomada ou creme vaginal - explicou a coordenadora.

No decorrer do mutirão as pacientes também receberão informações sobre a importância do exame preventivo e poderão ainda tirar suas dúvidas. Os esclarecimentos serão repassados pela psicóloga do NASF - Núcleo de Apoio da Saúde Família, Viviane da Silva Almeida.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte em mulheres no Brasil, porém se for diagnosticado no início as chances de cura são de 100%.

- Mesmo sendo um exame muito importante para a saúde da mulher, infelizmente a procura na Unidade ainda é baixa. Acreditamos que em Penedo tenha cerca de 2 mil mulheres na faixa etária recomendável  para o exame, porém nos últimos dois meses, ou seja, maio e junho, apenas uma média de 20 mulheres por mês procuraram o exame. Devido a importância do preventivo estamos fazendo essa ação nesse sábado para que aquelas que não podem vir durante a semana, possam também procurar a Unidade para fazer esse exame nesse sábado -  disse Leila Marques.

Avaliação Odontológica
Além dos exames de preventivo, as pacientes que comparecerem a unidade no sábado também terão a oportunidade de fazer uma avaliação odontológica. O atendimento acontecerá no período da manhã, de 9 às 12h.

- As pacientes que comparecerem a unidade poderão passar por uma avaliação odontológica para que possa ser analisada a necessidade de agendamento para tratamento. Portanto, sábado será um dia muito importante para a saúde das nossas pacientes - finalizou a coordenadora.

Foto: AECOM/PMI