Sexta-feira, 18 de outubro de 2019 | 08:35

Quatis - 18/07/2019 | 15h18m

Crianças aprendem ballet duas vezes por semana

São muitos os benefícios do ballet para as crianças, entre eles, os seguintes: ajuda a promover o bem-estar físico e emocional, melhora a coordenação motora, aumenta a disciplina, favorece a criatividade e o trabalho em grupo, corrige a postura corporal, proporciona mais equilíbrio e reflexo, contribui para garantir a autoestima, auxilia na construção de novas amizades, além de ajudar na concentração e na memória. Em Quatis, 30 crianças de quatro a 12 anos de idade têm aulas de ballet toda semana, no Núcleo Cultural Quatiense, através do projeto de dança realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Na tarde de quarta-feira, 17, as crianças atendidos pelas aulas de ballet participaram da festa julina deste polo do projeto de dança. O evento contou com as presenças dos alunos e dos seus familiares, dos professores e estagiários, de amigos desta ação de inclusão social e da secretária de Cultura e Turismo do Município, Rosina Porto. Segundo Rosina, as aulas de ballet acontecem às terças e quintas-feiras, em dois horários: (de 9 às 10 e de 10 às 11 horas) e de 13h30min às 14h30min e de 14h30min às 15h30min.

- Atualmente, temos 30 crianças no ballet, mas os pais ou responsáveis por quem ainda não participa deste aprendizado, mas desejam inscrever os seus filhos, podem procurar a coordenação do projeto, nos dias e horários de realização das aulas - disse Rosina, acrescentando que os responsáveis deverão assinar um documento autorizando a participação da criança nas aulas.

O Núcleo Cultural Quatiense, onde as aulas do projeto de dança da Prefeitura de Quatis são ministradas, fica na Rua doutor Jorge Lisboa 20, próximo à Escola Municipal Julieta Sampaio, no Centro. Além do núcleo de ballet, outra manifestação de dança disponibilizada pela prefeitura é o núcleo de jazz para adolescentes e adultos. No caso dos adolescentes, as aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras, de 19 às 20 horas. Por sua vez, os adultos são atendidos nestes mesmos dias da semana, só que no horário de 16h30min às 17h30min. Os professores Mateus Soares e Fabiane de Oliveira são os responsáveis pelas aulas de ballet e jazz. Ambos contam com o apoio de dois estagiários de Educação Física.

A secretária municipal de Cultura e Turismo lembra que o jazz surgiu no século XIX, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil na primeira metade do século XX, tendo influenciado diretamente, anos depois, no movimento da bossa nova. Entre os cantores e compositores adeptos deste ritmo musical, três mais conhecidos são Tom Jobim, Ivan Lins e Ed Motta.

- Ao disponibilizar o projeto de dança aos alunos residentes em Quatis, a prefeitura está colocando em prática uma ação de inclusão social da mais alta importância - reafirmou Rosina Porto, acrescentando que, assim como acontece no núcleo de ballet, as pessoas interessadas nas aulas de jazz ainda podem se inscrever, bastando também que compareçam ao Núcleo Cultural Quatiense no período de realização das respectivas aulas.