Sexta-feira, 23 de agosto de 2019 | 04:26

Mangaratiba - 18/07/2019 | 15h19m

Mangaratiba realiza cirurgia de catarata

“Antes eu enxergava tudo cinza. Agora vejo as cores”. Esse é o trecho do depoimento emocionante de Edneia Correa, de 70 anos, moradora da Gamboa, na Ilha de Itacuruçá, durante a consulta de revisão ao oftalmologista no Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB), após dois dias da cirurgia de catarata. Ela é uma das dezenas de moradores atendidos pelo projeto “Enxergando Mais, Vivendo Melhor”.

Dona Edneia fez a cirurgia através do projeto idealizado pelo diretor do hospital Bruno Duarte e do oftalmologista Daniel Puertas. A meta, segundo o gestor, é fazer cerca de 150 procedimentos. “O prefeito Alan Costa abraçou o projeto e pediu para que acelerássemos as cirurgias. Com parcerias de outros hospitais conseguimos fazer de 10 a 15 intervenções de catarata por semana e o resultado é gratificante. Ver a felicidade dos moradores a cada consulta de revisão não tem preço”, disse o diretor.

Domingas Pereira, de 66 anos, do Apara, e Dulcelina Barbosa, 74, de Conceição de Jacareí, também foram atendidas pelo projeto e falaram sobre os dias seguintes após as cirurgias. “Deu tudo certo. Não precisei nem de acompanhante com o total suporte que o hospital me deu. Tenho um pequeno incomodo da cirurgia, que faz parte. Tomara que o projeto continue e que atenda mais pessoas”, disse Domingas. Com Dulcelina não foi diferente. “Estava desanimada. Esperava há mais de um ano. Tentei em outra cidade e não conseguia até que o projeto do HMVSB me atendeu com rapidez. Não sinto nada após a cirurgia, enxergo muito bem agora”, declarou.

DO CINZA ÀS CORES
Dona Edneia que abriu essa reportagem completou sua fala com muita emoção. “Glória a Deus foi perfeito. Não sinto nada. Eu via tudo cinza. Não saia com os meus netos. Tenho uma netinha com 17 dias de vida e não sabia nem como ela era. Agora está tudo muito bom, tudo diferente”, completou a moradora da Gamboa.

DEMANDA DE ANOS
Responsável pelo projeto junto com Bruno Duarte, o cirurgião Daniel Puertas conhece a realidade do município. “Tenho o prazer de atender em Mangaratiba há quatro anos e vejo de perto a dificuldade dos pacientes para conseguir a tão sonhada cirurgia de catarata. Agora, atendendo a uma solicitação do prefeito, junto com o Dr. Bruno Duarte, retornamos com o projeto, que tem como objetivo atender essa demanda cirúrgica represada por anos através de parcerias”.

INVESTIMENTO
“É muito bom saber que estamos no caminho certo. Oferecer uma saúde de qualidade é prioridade do nosso governo. O diretor Bruno Duarte e sua equipe vêm se esforçando para que o hospital seja o melhor possível para nossa população. É muito gratificante ver esses depoimentos, pois mostram que estamos no caminho certo, o de oferecer uma saúde digna a todos”, comentou o prefeito.