Sexta-feira, 15 de novembro de 2019 | 23:16

Matérias - 15/10/2019 | 11h25m

Casa da Cultura recebe show “Vinicius de Moraes é demais”

Itatiaia
Começa quarta-feira, 16, na Casa da Cultura, a II “Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia”, em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que faria 106 no dia 19 de outubro. A programação vai até sábado, 19, com atrações na Casa de Cultura, no Centro, e no restaurante Jazz Village Bistrô, em Penedo.

Com entrada gratuita, o show de abertura oficial da “II Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia” será quarta-feira (16), às 20h, na Casa da Cultura de Itatiaia. O show “VINICIUS DE MORAES...É DEMAIS!” é um espetáculo de música, teatro e poesia e conta com André Whately (Direção e Interpretação), Beto Oliveira (Voz e Violão), Cláudia Martins (Voz), Luis Lima (Percussão) e a participação especial da atriz e cantora Mariana de Moraes, neta de Vinicius de Moraes.

- Receberemos um espetáculo consagrado, são 25 anos de sucesso e em Itatiaia, com a presença especial da Mariana, filha de Vinicius. Além de ser uma ótima opção cultural, um espetáculo de alta qualidade, as pessoas poderão entender essa importante ligação do poeta com a nossa cidade e será emocionante. Ano passado, a primeira edição foi um verdadeiro sucesso e a expectativa é a melhor para esse ano - afirmou o Superintendente de Cultura de Itatiaia, Rafael Fioratto.  

A ‘Semana Vinicius de Moraes’ foi criada e instituída, por lei, no calendário municipal, em 2018, pela Câmara Municipal de Itatiaia e sancionada pelo Executivo. O objetivo é homenagear Vinicius, divulgar essa ligação que ele tinha com Itatiaia e aproximar o poeta e suas obras da população. A Lei determina ainda que o trabalho do autor seja divulgado, valorizando sua versatilidade, que inclui clássicos na poesia, música e teatro.

O ator e diretor André Whately, que há 25 anos encena o espetáculo “Vinicius de Moraes é demais” e trabalha para que a história do poeta seja cada vez mais popular conta que a presença do poeta, em Itatiaia, foi algo marcante.

- Quando eu resolvi montar esse espetáculo eu não mergulhei apenas na poesia, na música e nas parcerias de Vinicius. Pesquisei e encontrei uma literatura que me descortinou a vida dele, ainda jovem, com 19 anos e suas constantes passagens pela serra do Itatiaia e como esse seu contato com a natureza exuberante daqui, o influenciou a escrever seus três primeiros livros, assim como poesias em homenagem à localidade, como “Por do Sol em Itatiaia” de 1940 e cartas enviadas a sua mãe. Depois, já sendo o grande Vinícius de Moraes, ele continuava vindo para cá, aí então se hospedando em hotel dentro do Parque Nacional. Por tudo isso eu entendia que a nossa região, que Itatiaia precisava colocar uma luz sobre essa história. Sobre esse convívio com um dos artistas mais destacados de nossas letras e de nossa música - explicou André Whately.

PROGRAMAÇÃO:
EM ITATIAIA – CASA DA CULTURA
(Rua Antônio Gomes, 331, Centro)
Dia 16/10 (quarta-feira)
20h: Show “Vinicius de Moraes...é demais!”. Entrada Gratuita

EM PENEDO – JAZZ VILLAGE BISTRÔ
(Rua Toivo Suni, 33)
Dia 17/10 (quinta-feira)
20h: Abertura do “1º Salão de Artes Vinicius de Moraes”. Entrada Gratuita
20h30min: Apresentação do ‘Coral do Visconde’, de Visconde de Mauá. Entrada Gratuita

Dia 18/10 (sexta-feira)
19h: Conversa com o escritor e poeta carioca, Augusto Sérgio Bastos em “A Vida e arte: o encontro de Vinicius de Moraes com Ferreira Gullar”. Moderador: jornalista e escritor Laís Amaral Junior. Entrada Gratuita.

21h: Show “Se todos fossem iguais a Vinicius” com o Duo Instrumental e a cantora Izzy Gordon. (Couvert Artísitico).

Dia 19/10 (sábado)
19h: Papo com o escritor e jornalista carioca Sérgio Fonta em “Conversa com Vinícius”, uma entrevista em áudio inédita realizada na década de 80. Moderador: professor e historiador Marcos Cotrim. Entrada Gratuita.

21h: Show “O encontro de Vinícius de Moraes e Baden Powell”, com o violonista Marcel Powell e o ator André Whately. (Couvert Artístico).