Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 01:06

Matérias - 13/11/2019 | 19h11m

Pinheiral participa da conferência estadual de Assistência Social

Pinheiral
Seguindo consulta determinada pelo Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma pesquisa entre a população com a finalidade de saber a opinião dos possíveis beneficiados pela implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, desenvolvido junto com o Ministério da Defesa.

De acordo com informações fornecidas pelo Subsecretário de Fomento às Escolas Cívico-Militares, Aroldo Ribeiro Cursino, a fase de adesões dos municípios ocorreu durante o período de 4 a 11 de outubro, possibilitando que qualquer município interessado no programa pudesse solicitar a implantação do mesmo. Quanto à Pinheiral, após a coleta de assinaturas, foi confirmado pelo subsecretário o recebimento da auto indicação da cidade quanto ao interesse no Programa Nacional Cívico-Militar, bem como, a confirmação de que o município está apto para o recebimento das escolas, sendo apontado que é necessário aguardar um parecer do MEC.

A ideia é promover a melhoria na qualidade da Educação Básica do país com base no nível educacional de colégios militares do Exército, Polícias e Corpos de Bombeiros Militares através de um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, estudantes e até mesmo pais e responsáveis. Em Pinheiral, a consulta Pública foi realizada em 26 de setembro e também foi disponibilizada uma listagem para o recolhimento de assinaturas sobre a adesão ou não do munícipio ao programa disponibilizado pelo Ministério da Educação.

 “Confirmamos que o ofício de número 263 - GP é considerado uma manifestação de interesse do município de Pinheiral para o primeiro ano do Programa em caráter piloto, e confirmamos o recebimento de sua indicação, portanto, pedimos que aguarde o posicionamento do MEC a respeito da seleção. Agradecemos o interesse e esperamos consolidar essa importante parceria federativa em breve”, pronunciou o subsecretário de Fomento às Escolas Cívico-Militares, Aroldo Ribeiro Cursino, conforme o ofício enviado a prefeitura.

De acordo com Fernando Cabral, secretário da municipal de Educação, Pinheiral recebeu aprovação quase total quanto à implantação das escolas cívico-militares na cidade. “Todos os procedimentos que foram solicitados pelas Escolas Cívico-Militares foram realizados dentro do município pela Secretaria Municipal de Educação, como a divulgação, avaliação e aprovação dos pais da comunidade e a realização da consulta pública conforme ordenado pelo MEC. A partir da consulta pública nós obtivemos uma aprovação de mais 90% por cento da comunidade e encaminhamos o documento para o Ministério da Educação. Já fomos notificados que a cidade de Pinheiral está habilitada para a participação do programa e, agora estamos aguardando um posicionamento por parte do MEC, para finalizar o processo e sabermos se no ano que vem também seremos contemplados”, disse o secretário.