Domingo, 15 de dezembro de 2019 | 00:14

Matérias - 29/11/2019 | 08h34m

Itatiaia vacina contra o sarampo no sábado, 30

Itatiaia
Todos os postos de saúde do município estarão abertos, de 8 às 17h, para realização da campanha de vacinação de combate ao Sarampo, com o Dia D, sábado, 30.

O objetivo desta etapa da campanha é imunizar adultos de 20 a 29 anos de idade e é destinada principalmente às pessoas que só tenham recebido a primeira dose.

De acordo com o Ministério da Saúde, os jovens estão entre os grupos de maior vulnerabilidade à doença. Quem tem até 29 anos precisa ter duas doses da vacina para estar imunizado. A vacina é a forma mais eficaz de proteção contra o sarampo, já que a doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) e que pode ser contraída em qualquer idade.

Segundo a coordenadora do setor de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen, os números servem de alerta. Quem estiver com idade de até 29 anos e não tenha como comprovar a vacinação, receberá as duas doses com intervalo mínimo de 30 dias.
- Temos 10.400 casos confirmados no Brasil é a faixa que mais predominou foi do primeiro ano aos 29, visto que muitos não têm as duas doses da vacina contra o sarampo é importante procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência – disse Andrea Millen.

Para identificar um possível contágio, alguns dos sintomas mais comuns apresentados são: febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, mal estar geral e até conjuntivite.

A vacina é contraindicada para gestantes, crianças menores de 6 meses, pessoas que estejam com o sistema imunológico enfraquecido e também que estejam realizando tratamento contra o câncer.