Domingo, 15 de dezembro de 2019 | 00:14

Matérias - 29/11/2019 | 08h35m

Oficina de Cuidador de Idosos forma 1ª turma

Angra dos Reis
O Centro de Estudos Ambientais (CEA) foi palco da formatura da 1º turma da oficina de Cuidador de Idosos, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e da Secretaria de Saúde.

Ao longo de três meses, profissionais das áreas de assistência social e saúde compartilharam suas experiências com os 49 alunos a fim de que eles pudessem adquirir conhecimento e se profissionalizarem como cuidador de idosos.

Na cerimônia de formatura, além de receberem seus certificados, os alunos se dividiram em grupos e apresentaram uma representação teatral baseada nas vivências que presenciaram ao durante a oficina.

- A experiência com a primeira turma do curso de cuidador de idosos foi extremamente exitosa. Os conhecimentos transmitidos pelos profissionais envolvidos no curso foram fundamentais para que um novo olhar se revelasse naqueles alunos. Como afirmou a oradora da turma, a aluna Thaís “Entramos no curso uma pessoa, e saímos outra.” Só essa afirmação boa nos faz ver que valeu a pena o trabalho - destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, informando que no próximo ano serão abertas inscrições para novas turmas.

Totalmente gratuita, a oficina teve início no dia 26 de agosto e se encerrou na terça-feira, 26. Foram ao todo 84 horas de conteúdo teórico e 12 horas de aulas práticas, totalizando 96 horas.

- O curso foi maravilhoso. Conhecemos um pouco mais dos sentimentos, das vontades dos idosos. Saio do curso melhor do que entrei, com mais amor, com mais respeito, com mais vontade de cuidar dos idosos que precisam. O curso foi nota mil, com professores nota mil e alunos curiosos, com vontade de aprender. Foi tudo lindo. Agradecemos a prefeitura por ter nos dado essa oportunidade de aprendizagem. Conhecimento nunca é demais - ressaltou a aluna Thais Silva de Sousa, de 25 anos, moradora da Gamboa, que decidiu participar da oficina para ajudar a cuidar da avó que sofre de Alzheimer.