Domingo, 15 de dezembro de 2019 | 00:23

Matérias - 29/11/2019 | 08h44m

Plataforma escolar apresentará informações em tempo real

Itatiaia
A Secretaria de Educação promoveu na Câmara a apresentação de uma plataforma escolar, o Conect + Edu, para os funcionários da própria Secretaria, das secretarias escolares, equipe técnica e equipe diretiva das escolas. A Rede de Ensino começará a fazer uso dessa plataforma a partir do próximo ano. Ela permite que a secretaria de educação receba informações das secretarias escolares em tempo real, assim como a comunicação entre escolas, pais e professores.

A plataforma, que pode ser conectada via sistema ou por um aplicativo de celular, possibilita, por exemplo, que a escola e a secretaria de educação tenham um controle da merenda, do número de vagas totais na escola, das vagas preenchidas, das vagas existentes, dos alunos evadidos e dos professores da escola em tempo real. Dessa forma é possível ter uma avaliação diagnóstica da Rede tanto de forma global, como de forma segmentada, pois trabalha com informações globais da escola que podem ser acessadas pela Secretaria de Educação, como com conexões específicas entre as partes próximas ao estudante.

A plataforma Conect + Edu tem por objetivo uma gestão descentralizada, na qual todos os personagens envolvidos no processo educacional contribuam de forma ativa para o desenvolvimento do aluno. O novo sistema também vai ajudar os professores em sala de aula, já que será possível ao educador registrar a falta do aluno e até mesmo se ele fez a tarefa ou não. Os responsáveis ficam mais perto dos alunos, pois poderão saber, por exemplo, toda a trajetória do filho, desde que entra no ônibus escolar até chegar à escola e até mesmo se o filho almoçou ou não. Para isso, será possível aos pais, que recebam o aplicativo para acompanharem a vida escolar de seus filhos. No próximo ano haverá uma apresentação da plataforma para os professores e capacitação para uso.

Segundo Neia de Oliveira, gerente administrativa da empresa Nortus, que fornece a plataforma e responsável por implementar o sistema no município, a ideia é trazer esse responsável para mais perto do aluno:

- A ideia é que esses pais fiquem próximos e acompanhem a vida do filho, é levar aos pais uma forma de interagir com seus filhos, participando mais da vida escolar deles, disse Neia.

Para o coordenador desse projeto na Secretaria de Educação, Jorge Botelho, esse é um grande avanço na educação do município, tanto no âmbito mais burocrático, como as relações entre secretarias, quanto na parte educacional em si, relacionada a participação do aluno na escola.

- A plataforma será uma grande aliada da escola, do professor, do aluno e dos pais, pois vem para modernizar, desburocratizar e dar transparência, melhorando cada vez mais a qualidade e os resultados da educação, vem para fazer a diferença na gestão da Educação de Itatiaia, disse Jorge Botelho.