Domingo, 15 de dezembro de 2019 | 01:41

Matérias - 29/11/2019 | 08h47m

Quatis vacina contra o sarampo nos estabelecimentos comerciais

Quatis
Com objetivo de ampliar o número de pessoas vacinadas contra o sarampo na faixa etária de 20 a 29 anos, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana uma campanha itinerante de imunização em estabelecimentos comerciais da cidade. Paralelo à realização deste trabalho, as doses do medicamento continuam sendo aplicadas normalmente nas unidades de saúde da prefeitura, de segunda a sexta-feira.

As unidades médicas do município estarão abertas sábado, 30, para o “Dia D” de vacinação contra a doença. A campanha itinerante começou através de um supermercado situado no Centro e terá continuidade sexta-feira, 29, em outro estabelecimento comercial, este localizado na entrada do bairro Jardim Independência.

O coordenador do Programa de Imunização Wendell Monteiro, explica que “a iniciativa decorre do fato de que estes estabelecimentos empregam muitos comerciários com idades entre 20 e 29 anos, os quais formam o público-alvo da atual fase da campanha nacional de imunização para diminuir os riscos de transmissão do sarampo”.

- O trabalho acontece mediante entendimento prévio com as respectivas direções dos estabelecimentos, uma vez que muitos dos empregados trabalham de 8 às 17 horas, horário de funcionamento dos postos de saúde da rede pública, motivo pelo qual eles estavam encontrando dificuldades para se dirigir a uma unidade médica e receber a vacina. Estes mesmos funcionários trabalham também no sábado, quando acontecerá o “Dia D”. Todo o esforço da prefeitura é no sentido de alcançar a meta determinada pelo Ministério da Saúde, ou seja, 95% - disse o coordenador de imunização do município.

Durante o “Dia D” de vacinação contra o sarampo sábado, para a faixa etária de 20 a 29 anos, as doses serão aplicadas de 8 às 16 horas, nas unidades médicas dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência, Jardim Pollastri (as quatro situadas na área urbana); nos postos de saúde dos distritos de Falcão e São Joaquim, ambos situados na zona rural; e na Casa da Criança, próximo à igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário. No mesmo dia, horário e unidades médicas também serão vacinadas as crianças de seis meses a cinco anos de idade, como forma de atualização da caderneta de vacinação.

- A vacina contra sarampo é aplicada normalmente, nos dias úteis, nos postos de saúde da prefeitura. No entanto, estamos intensificando a campanha de imunização da cidade nesta semana. Na segunda-feira começamos a reforçar a aplicação das doses em comunidades da zona rural e agora vamos intensificar ainda mais a vacinação através do “Dia D” tanto nas comunidades rurais, quando na área urbana. É fundamental que todos os cidadãos ainda não vacinados, que tenham de 20 a 29 anos, compareçam a um dos postos de saúde neste sábado - acrescentou Wendell Monteiro.

Salientando que a vacina é o único meio de prevenção contra a doença, o coordenador de imunização da prefeitura frisa que, segundo um dos mais recentes levantamentos da Secretaria estadual de Saúde, o estado do Rio de Janeiro registrou mais de 120 casos de sarampo neste ano, a maioria deles na própria capital fluminense (cerca de 45% das notificações confirmadas). O restante dos casos foi diagnosticado em outros 15 municípios do estado do Rio de Janeiro. O mesmo levantamento mostra que de cada três casos confirmados no território fluminense, um pertence à faixa etária de 20 a 29 anos.