Domingo, 15 de dezembro de 2019 | 01:57

Matérias - 29/11/2019 | 08h48m

Porto Real obtém primeiro lugar em saúde bucal no Sudeste

Porto Real
O prefeito Ailton Marques recebeu o Prêmio Nacional de Saúde Bucal 2019, do Conselho Federal de Odontologia. A cerimônia, realizada em Brasília anualmente, reconhece os melhores serviços públicos do país, de acordo com categorias que levam em conta a região e a população do município. Em 2019, o município conquistou a primeira colocação entre as cidades com até 20 mil habitantes da região sudeste. “É uma honra ver Porto Real novamente se destacando pela qualidade dos serviços públicos que são oferecidos no município. Este resgate da autoestima de Porto Real é nosso maior objetivo”, comentou o prefeito, que foi acompanhado na solenidade pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim e pelo cirurgião-dentista da rede pública, Fernando Fernandes.

Com a primeira colocação, além do diploma e do troféu entregues, Porto Real receberá do Conselho Federal de Odontologia, uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas, suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico. “Os novos equipamentos chegam para somar à estrutura que oferecemos hoje no Centro de Especialidades Odontológicas e nas unidades de saúde que dispõe de gabinetes odontológicos. É importante destacar a credibilidade da instituição que concede o prêmio que levou em conta critérios técnicos para escolher Porto Real”, lembrou o secretário de Saúde.

O Conselho Federal de Odontologia é a entidade de classe que representa os profissionais do ramo em todo país. Em 2018, Porto Real havia ficado em terceiro lugar na sua categoria no Prêmio de Saúde Bucal do CFO. Para conseguir a primeira colocação foram considerados os seguintes critérios: recursos empregados no serviço (financiamento), controle social, planejamento, extensão da rede básica e especializada, ações preventivas, vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal, remuneração dos profissionais, política de capacitação e educação em saúde.

O prefeito fez questão de destacar também a importância do trabalho realizado pelo Dr. Pedro Tavernari, coordenador de Saúde Bucal do município, que não pôde estar presente na solenidade. “Agradeço a todos os nossos cirurgiões dentistas e profissionais de apoio, especialmente ao Dr. Pedro pela entrega e o amor que sentem por esta missão”, concluiu. Na edição de 2019, Porto Real foi o único município do Estado do Rio a receber a premiação.