Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 03:51

Matérias - 06/12/2019 | 06h21m

Festival Tropicália movimenta Casa da Cultura e Penedo no fim de semana

Itatiaia
Celebrando as cores, a música, a vasta e rica cultura brasileira, acontecerá neste fim de semana, o “Festival Tropicália! Moda e Cultura”, organizado e com programação na Casa da Cultura (Centro) e no campo do Clube Finlândia, em Penedo. O festival é inspirado no movimento Tropicália ou tropicalismo, que surgiu no final dos anos 60, sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira, misturando manifestações tradicionais da cultura brasileira à inovações estéticas radicais e revelando grandes nomes da música popular brasileira.

Sexta-feira, 6, na Casa da Cultura, a partir de 18h, a abertura será com a vernissage da exposição de artesanato, que contará com peças decorativas, utilitárias, bijuterias, peças em pachwork, etc.

- A exposição será a culminância do curso de artesanato da Casa da Cultura e resultado também do nosso Curso de Formação para os artesãos. As peças estão muito bem desenvolvidas, parte delas com identidade de Itatiaia e Penedo. São ótimas opções de presente e uma oportunidade de conhecer valorizar a produção local - afirmou o Superintendente de Cultura, Rafael Fioratto.  

Após a vernissage, acontecerá o desfile de moda, com peças produzidas pelas professoras e alunas no curso de Corte e Costura da Casa da Cultura. Serão diversas temáticas, entre elas a Tropicália. Durante todo o evento, serão tocadas músicas que homenageiam o movimento Tropicália.

Sábado, 7 e domingo, 8, o festival vai para Penedo, no campo do Clube Finlândia. De 9 às 17h, no local, ficará a Feira de Artesanato da região das Agulhas Negras, com participação de mais de 30 artesãos. 

- Estrategicamente, estamos num lugar com muito movimento de turistas. Esperamos que os artesãos participantes possam ter muito sucesso - destacou Rafael Fioratto, acrescentando que nos três dias, o festival terá a participação do índio Arabutã, representante da tribo Coroa Vermelha, de Porto Seguro (Bahia) com peças artesanais. Toda a programação terá entrada gratuita.

Banner: AECOM/PMI