Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 00:48

Matérias - 09/12/2019 | 03h02m

Quatis realiza avaliação da educação infantil

Quatis
A Secretaria de Educação iniciou a etapa municipal da Avaliação Nacional da Educação Infantil. Proveniente de uma medida estabelecida no ano passado, através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), instituição subordinada ao Ministério da Educação, o levantamento tem como objetivo analisar a situação das unidades responsáveis pela educação infantil nas cidades, propondo ações voltadas à melhoria e à eficiência do ensino disponibilizado neste segmento da educação pública pelas prefeituras.

Até o ano passado, a Avaliação Nacional da Educação alcançava apenas as fases do ensino público brasileiro a partir do ensino fundamental. Em Quatis, no primeiro dia de realização do levantamento, começaram a ser avaliadas as condições de infraestrutura física das unidades, acessibilidade, gestão, quadro de pessoal, proposta pedagógica e os recursos pedagógicos, entre outros indicadores, em cinco das unidades responsáveis pelo atendimento das crianças de zero a cinco anos de idade.

As unidades pelas quais a avaliação teve início foram as seguintes: Creche professora Conceição Vieira (Jardim Pollastri), Creche professora Adriana de Souza (Loteamento Santa Bárbara), Escola Edmea Dulce de Barros Franco (Jardim Independência), Escola Victória dos Prazeres (Jardim Pollastri) e CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário). O levantamento nestas creches e escolas contou com a assessoria da pedagoga Liliane Albuquerque, que tem mestrado em educação infantil pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), instituição na qual vem realizando doutorado sobre a mesma área.

Segundo a coordenadora de Educação Infantil, professora Deise Ferreira da Silva, a avaliação desta fase escolar da rede municipal de ensino “representa também uma das estratégias do Plano de Educação do município, e tem por objetivo estabelecer parâmetros de qualidade dos serviços de educação infantil, construir políticas públicas que possibilitem a melhoria da qualidade do ensino e ainda garantir o desenvolvimento integral e integrado de todas as crianças do município”.

Deise explica também que a avaliação nas escolas municipais Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim), Benta Pereira (Joaquim Leite), Carlos Campos de Faria (Falcão) e irmã Elizabete Alves (comunidade quilombola de Santana), todas na zona rural, participação desta avaliação, pois também oferecem o segmento da educação infantil.

- A avaliação está sendo feita mediante a aplicação de um questionário padrão, disponibilizado pelo Ministério da Educação, para as prefeituras. Ela será feito junto a segmentos diferenciados, entre eles, os gestores da Secretaria de Educação e das instituições de educação infantil, bem como familiares e responsáveis das crianças de zero a cinco anos - destacou a coordenadora de Educação Infantil do Município, acrescentando que “a participação da família das crianças torna-se indispensável nesta avaliação”.

Foto: PMQ