Segunda-feira, 13 de julho de 2020 | 18:52

Matérias - 13/12/2019 | 03h43m

Festa de fim de ano no Capsi

Angra dos Reis
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) realizou uma festa de final de ano para a confraternização das crianças atendidas e seus familiares. A unidade, localizada no bairro Balneário, é gerida pela prefeitura e atende crianças e adolescentes até os 18 anos com transtornos mentais graves.

O dia foi de festa, animação e integração entre os pequenos, seus familiares e funcionários da unidade. A programação contou com pula-pula, piscina de bolinhas, pintura de rosto, karaokê, pingue-pongue, totó, jogos de tabuleiro e lanches. Os animadores fizeram muitas brincadeiras com a criançada, que se divertiu bastante.

- Além de proporcionar momentos de alegria, a confraternização do Capsi busca estimular as crianças a preencherem os espaços aos quais têm direito nas festividades, além de incentivar a relação dos pais com essas crianças, já que a família também é convidada a participar. É uma forma também de estimular a integração entre as famílias e a sociedade - disse a assistente do Capsi e arteterapeuta.

O Capsi atende crianças de todo município e para isso conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, assistente social, pediatra, enfermeiro, técnico de enfermagem, educador físico e arteterapeuta.

- O atendimento é focado no indivíduo, no caso, a criança. Todos os profissionais lidam com a criança e dão seu ponto de vista. A partir disso se constrói o que chamamos de “projeto terapêutico singular”, conforme as necessidades de cada uma delas - explicou a arteterapeuta.

O telefone do Capsi é (24) 3365-5647. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 18h, exceto às quartas-feiras, que é de 8 às 12h (as tardes de quarta-feira, são dedicadas às reuniões de equipe). São três centros de atenção psicossocial em Angra, geridos pela prefeitura. Além do Capsi, há também o Caps 2, voltado para adultos e o Caps-AD, para usuários de álcool e drogas.

Foto: PMAR