Segunda-feira, 13 de julho de 2020 | 17:43

Matérias - 13/12/2019 | 04h04m

Resende recebe terceira edição da “Vila Encantada de Natal”

Resende
O município receberá a terceira edição da “Vila Encantada de Natal” a ser realizada no Estado do Rio de Janeiro, sexta-feira, 20, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. O projeto itinerante, que está na sua quinta edição no País, passará por 10 cidades fluminenses desta vez. A programação, que possui classificação livre, inclui oficinas de canto e coral e de enfeites natalinos e brinquedos sustentáveis, além do Globo de Neve Gigante, exibição do filme “Olaf - numa aventura congelante” e o grande espetáculo “Vila Encantada de Natal - A Magia que Ilumina”. O curta-metragem da Disney e o espetáculo teatral, que são considerados atrações principais, serão apresentados com auxílios inclusivos de audiodescrição e intérprete de libras. A entrada do evento, que acontecerá entre 9 e 21h, é franca.

A apresentação única do projeto em Resende foi viabilizada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM). “Vila Encantada de Natal” (www.vilaencantadadenatal.com.br), idealizada e produzida pela Universus, conta com o patrocínio da empresa Enel e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa a partir da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A iniciativa também com o apoio cultural da Inter TV. O projeto, existente há cinco anos passou pelos Estados do Ceará e de Goiás e, em 2017, chegou ao Rio de Janeiro. Na sua terceira edição no Estado do Rio, a caravana iniciou por Campos de Goytacazes, quarta-feira, 11. O espetáculo conta com efeitos especiais e cenário com animações interativas, transformando a carreta palco num grande acontecimento.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz, destacou que o projeto “Vila Encantada de Natal” emocionará a população com momentos mágicos nesta data tão especial, acrescentando que além da produção musical e do cenário interativo, as oficinas proporcionam diversão e sustentabilidade.

- O cronograma do projeto visa resgatar os valores humanos mais essenciais durante o tradicional período natalino, dando oportunidade para um grande público participar do evento. O Natal é uma data para se festejar o amor, a fraternidade, a esperança e todos os sentimentos nobres que podem ser despertados nos corações dos moradores. O projeto “Vila Encantada de Natal” acontecerá pela primeira vez em Resende e trará uma série de atividades que promovem a cultura e o conceito de sustentabilidade, através do cinema, teatro e oficinas. Além disso, o evento popular é a chance de muitas famílias terem acesso à celebração de Natal, com um cenário encantador. O programa natalino também é inclusivo, pois a exibição do filme e o espetáculo oferecem recursos de audiodescrição e tradução em libras. Para maior comodidade da plateia das atrações principais, haverá cadeiras disponíveis no espaço que será preparado em frente ao Parque das Águas. A estrutura também contará com food trucks. O convite está aberto a toda a população para vivenciar esta oportunidade imperdível no Parque das Águas, que virou referência devido aos grandes eventos culturais promovidos ao ar livre na cidade – reforçou o prefeito.

A diretora-geral do evento, Priscylla Mesquita, explicou sobre o plano pedagógico para a construção da ‘Vila Encantada de Natal’. “Desde o planejamento até a sua execução, o projeto é baseado em quatro pilares: arte e cultura, sustentabilidade, educação ambiental e acessibilidade. Materializamos isso a partir de conteúdos que contribuam para a realização de um evento inspirador, socialmente justo e ecologicamente correto. Este ano, levaremos arte e cultura de forma ainda mais acessível, garantindo audiodescrição e interpretação de libras, tanto do filme quanto do espetáculo. Sabemos da nossa responsabilidade de criar condições para que todos os públicos possam ter acesso à experiência de celebração de uma tradição universal que evoca valores de fraternidade, solidariedade e paz entre os povos, como o Natal. Por isso, fizemos questão que o evento ocorra em praças públicas e que toda sua programação seja gratuita, favorecendo o acesso a todos os grupos sociais”, frisou.

O roteiro que está previsto para começar às 9h, conta com as seguintes oficinas: canto & coral; e enfeites natalinos e de brinquedos sustentáveis, produzidos com material reciclável. Ano passado, o evento recolheu meia tonelada de material PET, através do grupo Reciclação, do Morro dos Prazeres, no Rio, que também ministra as oficinas. Os participantes da oficina de canto & coral, ministrada por professoras da Escola de Música da Rocinha, serão convidados a subir ao palco no início da noite, para um breve recital de Natal. Para participar das oficinas de Natal, o interessado deve chegar cedo visando garantir o seu lugar, pois são 30 vagas por turma. As inscrições das oficinas são gratuitas e por ordem de chegada. As oficinas acontecerão em dois horários: de 9 às 12 e de 14 às 17h, com uma turma de cada por período.

O cronograma prevê um Globo de Neve Gigante, réplica dos globos de cristal com neve, para que pais e filhos possam interagir e tirar fotografias a partir de 17h. A exibição do filme “Olaf - numa aventura congelante” (curta-metragem da Disney) será às 18h. Às 19h, haverá apresentação do coral. Às 20h, será a tão esperada encenação do espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal - A magia que Ilumina”, com os personagens Papai Noel (Beto Vandesteen), Árvore de Natal (Paula Frascari), Duende (Luis Fernando Bruno), Estrela (Nady Oliveira) e Boneco de Neve (Luiz Borges).

O ESPETÁCULO
O espetáculo “Vila Encantada de Natal - A magia que Ilumina” é a história do Papai Noel que decide cancelar o Natal, pois as crianças não acreditam mais no espírito natalino. Inconformados, os símbolos de Natal - Duende, Estrela, Árvore e Boneco de Neve - vão bolar um plano para trazer de volta a magia natalina e fazer deste Natal o mais especial de todos os tempos.

Programação:
De 9 às 12h: Oficina de Arte da Vila:

Sala 1 - Enfeites Natalinos e Brinquedos Sustentáveis

Sala 2 - Canto & Coral

De 14 às 17h: *Oficina de Arte da Vila:

Sala 1 - Enfeites Natalinos e Brinquedos Sustentáveis

Sala 2 - Canto & Coral

A partir de 17h: Atração: Globo de Neve Gigante

18h: Cinema de Natal: Olaf numa nova aventura congelante

19h: Apresentação Canto Coral

20h: Espetáculo teatral: Vila Encantada de Natal - A magia que ilumina

21h: Encerramento do Evento

Foto: ASCOM/PMR