Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020 | 18:46

Matérias - 02/01/2020 | 02h36m

Hospital Geral Municipal realizou cirurgias pediátricas

Porto Real
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 15 cirurgias pediátricas. As crianças passaram por diversos procedimentos cirúrgicos, entre eles de hérnia umbilical e postectomia (fimose).

“A gestão segue comprometida em dar continuidade aos trabalhos de aprimoramento no atendimento de saúde. A soma de todos os esforços da equipe da SMS traz ganhos significativos no que diz respeito a esses procedimentos que têm sido realizados no Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis (HGMSFA). Isso acontece através de um planejamento estratégico, elaborado pela equipe da Secretaria, nos anos de 2018 e 2019. O resultado traz como reflexos importantes, de maneira ordenada e responsável, constantes melhorias nos serviços de saúde disponibilizados pela SMS à população”, disse o prefeito Ailton Marques

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, contou como aconteceu o planejamento da SMS sobre as cirurgias pediátricas. “Em consultas realizadas desde o mês de setembro, através de avaliação da médica cirurgiã, os pacientes que tiveram necessidade de procedimentos cirúrgicos foram identificados. Com essas crianças, atendemos a cerca de 60% da demanda atual de cirurgias pediátricas. Outros procedimentos nesse segmento serão realizados a partir do próximo ano”, considerou o secretário, que ainda falou sobre as próximas realizações. “Logo no início de 2020, dando continuidade a todo esse planejamento, a SMS realizará também no HGMSFA, cirurgias pediátricas de otorrinolaringologia. Isso é possível porque foi adquirido pela Secretaria também o material necessário para mais esse tipo de cirurgia”, explicou Luiz Fernando.

Cirurgias urológicas
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis, realizou mais uma etapa de cirurgias urológicas. Foram quatro prostectomias e duas ureterolitropsias (fragmentação e retirada do cálculo do ureter ou pequenos cálculos). “Estamos dando continuidade ao planejamento da SMS para otimização dos serviços de saúde desde o início de 2018 para o ano de 2019. Atualmente não temos demanda reprimida nesse segmento, o que traz mais conforto e mais qualidade ao atendimento à população”, ressaltou o secretário de Saúde.

Foto: PMPR