Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020 | 19:09

Matérias - 02/01/2020 | 02h53m

Projeto desenvolvido na E. M. P. Castelo Branco é premiado

Piraí
A Rede Municipal de Ensino de Piraí comemorou a conquista da E. M. Presidente Castelo Branco no Prêmio Shell de Educação Científica de 2019. A professora de ciências Ariene Bazílio dos Santos garantiu o segundo lugar na categoria Ensino Fundamental.

Esta é uma premiação que busca incentivar e valorizar professores das áreas de ciências e matemática no Rio de Janeiro e Espírito Santo, premiando projetos de educação inovadores que, por meio de metodologias diferenciadas, imprimam novas formas de ensinar e de aprender.

O projeto que conquistou o segundo lugar foi desenvolvido pela professora com o sétimo ano da escola da Rede Municipal e abordou as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Foram desenvolvidos trabalhos teóricos e de campo, com mapeamento e reconhecimento das plantas, maquetes de apresentação, oficinas, plantio na horta comunitária da escola e ainda experimentação em receitas para a merenda escolar.

"O tema desenvolvido tem relação direta com o cotidiano dos alunos e buscamos trabalhar de maneira mais lúdica e prática, trazendo as plantas para a sala de aula em um processo qualitativo. Com esta vivência em sala de aula, conseguimos ampliar para a comunidade, levando a informação sobre estas plantas altamente populares e nutritivas, tendo como resultado uma cartilha de informações e receitas, e ainda produzindo pratos dentro da própria escola. Receber este prêmio foi uma realização, saber que um trabalho como esse tem tanto a contribuir para a sociedade e tem reconhecimento" disse a professora Ariene Bazílio dos Santos.

"Eu tinha conhecimento destas plantas, pois eu sempre morei em sítio e vem de família saber sobre essas plantas. E passar pros alunos esse conhecimento e todo mundo fazendo receitas foi muito especial, eles gostaram muito", disse a merendeira da E. M. Presidente Castello branco Cleonice Maria de Souza.

O Prêmio Shell garantiu para a escola um kit multimídia e para a professora Ariene uma quantia de R$5.000,00 e uma viagem educativa de formação continuada em Londres.