Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 21:35

Matérias - 02/01/2020 | 02h54m

Defesa Civil orienta moradores sobre cuidados em dias de chuvas de verão

Itatiaia
Com a chegada do verão, a Defesa Civil redobrou a atenção com as tempestades tão comuns nessa época do ano. De acordo com o plantão do órgão, não houve registros de ocorrências nas últimas 48 horas, porém o monitoramento tem sido constante a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuvas forte.

- Os temporais de verão são muito comuns nos primeiros meses do ano e é importante que as pessoas fiquem atentas a alguns procedimentos que podem ser tomados para minimizar danos e evitar os transtornos ocasionados pelas chuvas nessa época, como  os alagamentos, deslizamento de terras e cheias - disse o  coordenador de Defesa Civil, Valdair do Nascimento.

Conforme explica o coordenador, a instalação e a limpeza das calhas de chuva nas residências e comércios e o acondicionamento e direcionamento correto do lixo por parte dos moradores, estão entre as principais medidas de prevenção, uma vez que o acúmulo de lixo contribui para os deslizamentos de terra.

- É importante que as pessoas fiquem atentas e sigam corretamente as orientações de segurança. São diversas e entre elas está o de não desmatamento, pois tanto as árvores, como as demais vegetações servem para conter os deslizamentos. O acúmulo de lixo também contribui demais para os deslizamentos de terra. Em caso de dúvidas é importante que procurem orientações técnicas na Secretaria de Meio Ambiente - frisou.

Outra dica fundamental para o morador é que antes começar a fazer uma construção procure um técnico para orientar sobre a obra e regularizar a mesma junto a Secretaria de Planejamento. Em período de chuva a orientação também é de evitar fazer cortes nos barrancos e movimentações de terras. 

 - Muros com estrutura estufada podem estar relacionados à movimentação de terra e com risco de queda. É preciso ainda que o cidadão fique atento e dê atenção quando notar trincas e rachaduras no chão e nas paredes, pois indicam problemas de estrutura e ate possivelmente um risco de queda - frisou  o coordenador, que ainda reforçou  a importância do cidadão seguir as orientações dos agentes da Defesa Civil, caso a residência esteja notificada.

Em caso de emergências, a população poderá acionar a Defesa Civil na Secretaria de Ordem Pública, junto a Rodoviária Municipal, localizada na Rua Wanderbilt Duarte de Barros, S/N, Centro. O  funcionando é de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h e o  telefone de contato 199 e (24) 3352-1151. Aos sábados, domingos e feriados o órgão pode ser acionado 24 horas através do telefone da Guarda Civil Municipal 153 ou  (24) 3352 6752.

Confira algumas orientações
Construa somente em locais seguros sob a orientação de um técnico;

Acompanhe os boletins meteorológicos;

Evite fazer cortes nos barrancos e movimentação de terras;

Mantenha ralos, esgotos, bueiros e valas sempre limpos;

Realize a limpeza periódica das calhas e telhados;

Não jogue lixo ou entulho nas encostas, bueiros, quintais, córregos e na rua;

Verifique as instalações elétricas, desligue e desconecte os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios;

Verifique se existem problemas estruturais nas residências, como rachaduras e trincas e faça correção;

Mantenha as portas e janelas da casa fechadas, para evitar entrada de ventos fortes;

Não se proteja embaixo de árvores, pois elas podem cair e atrair raios;

Não atravessar a pé ou com veículos as ruas e áreas alagadas; pode ser arriscado;

Saiba onde existe um lugar seguro, para um caso de emergência;

Nunca deixe crianças sozinhas;

Evite sair de seu local durante as chuvas, aguarde a intensidade diminuir ou a chuva acabar.