Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020 | 18:06

Matérias - 02/01/2020 | 03h03m

Defesa Civil está em alerta para início da estação das chuvas

Barra do Piraí
A Secretaria de Defesa Civil elencou os serviços que podem vir a ser realizados durante o transcurso do Verão. Conhecida como sendo o período das chuvas, esta estação do ano traz preocupações a uma cidade com tipografia comprometida, como o caso de Barra do Piraí. Reuniões com a população, bem como simulações de tragédias naturais serão realizados em locais com maiores ocorrências no município.

O município possui uma tipografia complexa, com a existência de dois grandes rios que cortam a cidade, bem como sua extensão se coloca num grande vale, com a maioria dos seus morros em estado de erosão. Tais características contribuem para que, em período de fortes chuvas, casas - e a própria área central da cidade - sofram com desmoronamentos e deslizamentos de terra; além de contribuírem com o assoreamento dos rios Piraí e Paraíba do Sul.

É nesse sentido que todos os anos ao se aproximar o Verão, a Secretaria de Defesa Civil de Barra do Piraí fica em alerta, evitando certos dissabores e planejando para tais problemas.

De acordo com o secretário interino de Defesa Civil, Wlader Dantas, reuniões serão realizadas nos bairros com moradores, no sentido de informar, sobretudo, como funcionará o sistema de sirenes.

“Importante a preocupação de todos os setores da prefeitura quanto à preparação para o período mais chuvoso, lembrando que o Verão se inicia”, disse.

Wlader não descarta que, em caso de grande tragédia, um Gabinete de Crise pode ser instaurado. “Um Gabinete de Crise é instaurado após a ocorrência de eventos de maior magnitude ou previsão de que possam ocorrer - que esperamos, não seja necessário. Porém, caso haja, vamos mobilizar todo o Poder Público e algumas instituições privadas, que façam engrossar este gabinete”, completou.