Segunda-feira, 13 de julho de 2020 | 20:00

Matérias - 02/01/2020 | 03h08m

SMS entrega cadeiras de rodas aos moradores

Itatiaia
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a entrega de quatro cadeiras de rodas para atender as necessidades de munícipes, sendo duas manuais e duas motorizadas.

Alguns dos munícipes contemplados compareceram à sede da SMS para retirar suas cadeiras juntos de familiares, como foi o caso da dona Vandenize da Silveira, 45, que levou para casa uma cadeira de rodas motorizada.

A munícipe contou que há sete anos necessita de uma cadeira de rodas para auxiliar sua locomoção devido às complicações motoras causadas pela ataxia, um sintoma que causa a perda da função do cerebelo (parte do cérebro responsável pela coordenação do indivíduo), da medula espinhal ou das vias condutoras que interligam o cerebelo e a medula. Dessa forma, o sintoma pode afetar o movimento das pernas, olhos, fala, mãos, dedos, entre outros. Apesar disso, dona Vandenize se diz muito feliz com a nova cadeira, a primeira motorizada que já teve. “Fiquei muito feliz. Estou treinando dentro de casa antes de ir para a rua”, revelou.

No entanto, em outros casos, a entrega foi feita para representantes legais dos agraciados que não puderam estar presentes, como fez dona Sirene da Silveira, que levou uma cadeira manual para a filha caçula Sabrina, 39, portadora de paralisia há sete anos. A mãe se diz muito contente com a obtenção. “Fico contente porque não temos condições financeiras. Fico muito agradecida”, completou.

Para o Secretário de Saúde, Nilson Neves, o evento não foi mais do que o cumprimento de um dever. “A Secretaria Municipal de Saúde cumpre uma das suas atribuições para beneficiar os nossos munícipes”, finalizou.

Além da presença de alguns dos munícipes agraciados, familiares, Secretário de Saúde, Nilson Neves, e de funcionários da SMS, compareceram também o prefeito Eduardo Guedes, e seu vice Sebastião Mantovani.

As cadeiras de rodas foram adquiridas através de recursos próprios (1 cadeira motorizada e 2 cadeiras manuais) e de recurso federal (1 cadeira motorizada).