Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020 | 17:58

Matérias - 02/01/2020 | 03h10m

Reuniões intersetoriais impulsionam ações de saúde em Porto Real

Porto Real
A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma reunião intersetorial composta por todos os setores e programas de saúde. Estiveram presentes: representantes das Unidades de Saúde Família (USF); Controle e Avaliação, Recursos Humanos; Ouvidoria; Vigilância em Saúde (Epidemiológica e Sanitária); Tratamento Fora de Domicílio; Serviço Social; Farmácia; Transporte; Central de Ambulâncias; Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis; Centro de Reabilitação; Policlínico do Bairro Fátima; Centro de Diagnóstico e Tratamento; Centro de Especialidades Odontológicas; IST AIDS e Hepatites Virais; Saúde Mental; Saúde Bucal e Saúde da Mulher.

“A partir da iniciativa e diante das necessidades apresentadas pela Atenção Primária, começamos desde o final de 2018 a realizar as reuniões interesetoriais todos os meses. Nessas oportunidades os setores da SMS apresentam as metas e planejamentos, de acordo com a demanda levantada pelas coordenações. O resultado é o aprimoramento dos serviços de saúde. Avalia-se o que foi executado e planeja-se o que será realizado no mês seguinte”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, que ainda enumerou as conquistas alcançadas através dessas reuniões.

“Conseguimos ganhos significativos para o prosseguimento dos trabalhos da SMS, como: estudo das filas de espera; Planificação de Atenção à Saúde (PlanificaSUS); revisão de protocolos; atendimento domiciliar; atendimento oncológico; Saúde Bucal do Trabalhador; descentralização das coletas de exames e a distribuição de novos servidores efetivos. Para 2020 vamos ampliar as ações da Ciranda de Saúde; realizar a compra de novos equipamentos; ampliaremos o PlanificaSUS para todas as unidades de saúde e intensificaremos ainda mais os exames e procedimentos da Secretaria”, completou o secretário dizendo que em janeiro serão levados à reunião o balanço das atividades de 2019 e o planejamento de cada setor referente ao ano de 2020.