Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 11:08

Matérias - 05/02/2020 | 06h36m

Moradores de Vargem Alegre receberão mais 100 casas

Barra do Piraí
As secretarias de Habitação e de Assistência Social, preparam a entrega de mais 100 casas populares. Desta vez, o distrito contemplado é o de Vargem Alegre. São unidades habitacionais que estavam paralisadas, e suas obras - em andamento - retomadas em 2018. O próximo passo será, ainda em março, o início do cadastro, que será feito por qualquer interessado, com ressalvas que existe uma cartela de prioridades estabelecidas pela secretaria, com elo à pasta de Assistência Social.

Totalmente erguida com recursos próprios as casas populares de Vargem Alegre estão saindo do papel depois, de 10 anos paralisadas. O programa não faz parte do projeto “Minha Casa Minha Vida” (MCMV), e será totalmente gerido pelas secretarias de Habitação e de Assistência Social. De acordo com o diretor de Programas Habitacionais, da Secretaria de Habitação, Luís Felipe Nepomuceno, apesar de não constar de iniciativas de âmbito Federal, como as casas do Vale do Ipiranga, os critérios adotados serão os nacionais, como pessoas de baixa renda ou que tenha idosos na composição familiar, entre outros.

“São casas paradas desde 2008; um absurdo. Teremos autonomia para selecionar os contemplados, mas estabeleceremos critérios, sem abrir mão dos que são globais, nacionais, como renda baixa, idosos na composição familiar. É claro que você prestigiar moradores locais, atendendo à demanda daquela população, também serão levados em conta, pois ali também existe um déficit habitacional, bem como na cidade como um todo. População que vivem em área de risco também terão prioridades. Isso não quer dizer que alguém do primeiro distrito - ou dos demais - não possa vir a receber”, ponderou Luís Felipe.

Segundo Luís Felipe, a pretensão das secretarias é que na primeira quinzena de março, as inscrições tenham início. “Depois, segue um calendário de avaliações e cronograma de trabalho, internamente, divulgando os inscritos e posteriormente, vendo quem atingiu a maior pontuação e critérios”, frisou o diretor, acrescentando que ao contrário do MCMV, essas casas em Vargem Alegre, são doações; não há pagamento de aluguel de parcelamento por nenhuma instituição financeira ou banco.

O secretário interino de Habitação, Wagner Aiex, pontuou a respeito do impacto que pode gerar positivamente no município. Acrescentou ainda a respeito das dificuldades de se construir em Barra do Piraí, por conta da topografia. Aiex - que também é secretário titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, lembrou do “sonho da casa própria, que é desejo de qualquer pessoa”, e que, “quando se tem essa realidade, se deixa de ter um conflito, para se ter bônus”.

“Sobretudo porque, deixando de pagar aluguel, as famílias podem investir, automaticamente, em outros gastos, como na economia local, fomentando o comércio; é uma visão mais que econômica, mas social e economicamente. Esse empreendimento, somado ao MCMV e demais políticas públicas de habitação, como o Auxílio Moradia, demonstra um avanço; é algo novo num município como Barra do Piraí; uma atitude nova que temos adotado”, finalizou Wagner Aiex.

Foto: PMBP