Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 21:17

Matérias - 05/02/2020 | 06h38m

Quatis mobiliza secretarias contra transtornos da chuva no distrito de Falcão

Quatis
Por determinação do prefeito Bruno de Souza (MDB) o atendimento aos moradores - todas as secretarias municipais permanecem mobilizadas para atuar contra os transtornos provenientes da chuva forte em Falcão, terceiro distrito de Quatis, cuja localização fica na zona rural, a 18 quilômetros da área urbana.

As chuvas vêm causando transtornos às famílias residentes na localidade desde a noite de domingo, 2. No final da tarde de segunda-feira, 3, voltou a chover forte no distrito, aumentando os problemas enfrentados pelos moradores.

Operários, máquinas e caminhões de duas secretarias municipais (Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, além da pasta de Desenvolvimento Rural) atuam no distrito, sob o acompanhamento do prefeito. O trabalho de assistência aos moradores conta ainda com a atuação da região administrativa de Falcão, cujo administrador é Benedito Paulo Nunes Batista.

Com as chuvas das últimas 36 horas em Falcão, o nível do córrego São Domingos, principalmente no trecho localizado às margens da Rua da Palha, subiu pelo menos três metros, alagando cinco casas e levando muita lama em direção às vias situadas nas imediações, incluindo o trecho da Rodovia RJ 159 que passa pela área central do distrito, em cujas laterais se localizam a igreja de São Sebastião, a Escola Municipal Carlos Campos de Faria, a unidade básica de saúde e o antigo clube recreativo.

Houve também queda de barreiras em três pontos da mesma rodovia, na região de Falcão, um deles situado próximo à fonte de água natural do distrito (Biquinha). O deslizamento de um barranco nas proximidades fez com que a terra chegasse ao pátio da escola do distrito. No entanto, segundo a secretária municipal de Educação, professora Patrícia Vidal, este problema não prejudicou a retomada das aulas terça-feira, 4, quando aconteceu a retomada do ano letivo na rede municipal de ensino. Técnicos da Defesa Civil do Município avaliam a situação do pátio da escola.

- A avaliação inicial da Defesa Civil é no sentido de que a intensidade da chuva tem sido maior que o volume esperado. Para agravar ainda mais os riscos de transtornos, o aspecto geográfico de Falcão, na avaliação de técnicos, pode aumentar os riscos de problemas, uma vez que o distrito é ladeado por morros. O fato é que a prefeitura se mantém presente na comunidade, estando próxima aos moradores para realizar o atendimento emergencial e as medidas necessárias, visando reduzir as consequências causadas pelo temporal - disse o prefeito.

Pelo menos 15 operários da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos estão mobilizados para o enfrentamento das chuvas em Falcão. Além de máquinas e caminhões basculantes, a prefeitura incluiu um caminhão pipa com objetivo de auxiliar a limpeza das vias públicas e residências afetadas pelas chuvas. As chamadas de emergência, no caso de chuvas fortes e outros desastres naturais, podem ser feitas pela população em qualquer dia da semana e a qualquer hora, pelo telefone 199 (ligação gratuita, de qualquer aparelho móvel ou fixo).

Deste outubro do ano passado, a prefeitura em vigência o Plano Verão, que consiste numa série de medidas voltadas à prevenção e ao enfrentamento das consequências de prováveis chuvas fortes. O plano determina ações integradas entre as secretarias municipais e vigora até o começo de abril.

Foto: PMQ