Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020 | 04:25

Matérias - 13/02/2020 | 05h15m

Pinheiral sedia capacitação do cadastro ambiental rural para técnicos do Médio Paraíba

Pinheiral
O auditório da prefeitura está sendo sede da capacitação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), para técnicos das secretarias do Ambiente, dos municípios da região Médio Paraíba. O curso teve início segunda-feira, 10 e encerrou quarta-feira, 12. O CAR tem o objetivo de promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.

Participaram da capacitação os técnicos de diversas cidades da região e do Estado como Barra do Piraí, Resende, Porto Real, Piraí, Bom Jardim, Niterói, Rio de Janeiro e outros. O Cadastro Ambiental Rural é um projeto do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) que traz vantagens como comprovação da regularidade ambiental do imóvel, segurança jurídica ao produtor rural, acesso ao crédito agrícola, potencial como instrumento para planejamento do imóvel rural, acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA), comercialização de cotas de Reserva Ambiental (CRA), possibilidade de suspensão de sanções e possibilidade de manter ou conquistar certificações ambientais de mercado.

“Para dar apoio aos pequenos produtores rurais esse cadastro será gratuito para os detentores de imóveis rurais, com até quatro módulos fiscais e, que desenvolvam atividades agrossilvipastoris e, que serão realizados pelos técnicos das secretarias do ambiente dos municípios. Por isso, esses funcionários estão participando desta capacitação”, destacou Thabta Matos da Matos responsável pela capacitação.