Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020 | 03:46

Matérias - 13/02/2020 | 05h19m

Estado e Barra do Piraí assinam Termo de Cooperação Técnica de 10 milhões para Saúde

Barra do Piraí
O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a prefeitura assinaram o Termo de Cooperação Técnica, liberando o recurso de R$ 10 milhões, que serão investidos na Saúde do município. Participaram do evento o prefeito Mario Esteves; o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos; e o deputado Federal Alexandre Serfiotis. Os recursos servirão para investimentos na construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde, bem como na aquisição de equipamentos.

Os valores, de acordo com o termo firmado entre as partes, deverão ser utilizados na construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), de alta e de média complexidade, além da reforma e aquisição de equipamentos. As secretarias municipais deverão respeitar os projetos e apresentar os cronogramas à Secretaria de Estado de Saúde, que, mediante a uma prestação de contas sobre as obras, repassará o dinheiro.

Segundo Edmar Santos - que havia anunciado tal investimento na reinauguração do Hospital e Maternidade Maria de Nazaré/Pérola do Vale - os recursos servem para qualificar os atendimentos em vários municípios, humanizando a assistência.

“No ano passado, o governador garantiu os recursos por intermédio de convênio e estamos materializando com as assinaturas dos termos. São repasses que vão melhorar o atendimento na ponta do processo, com a construção de novas unidades, aquisição de equipamentos, oferecendo ao profissional e à população um atendimento de qualidade. Nosso foco é estar próximo ao cidadão com prestação de serviço qualificado”, destacou Edmar Santos.

Para o prefeito o elo com o Governo do Estado tem sido de “extrema importância no que tange aos investimentos firmados para Barra do Piraí”. Frisou que a atual gestão tem investido o dobro do que preconiza a Constituição para a Saúde, e que “tem buscado verbas constantes para todos os setores”. Relembrou que, com recursos próprios e emendas parlamentares, já tem investido na reforma de três postinhos de Saúde e que a proposta é chegar a todos eles da Rede Municipal.

“Hoje investimentos 30% do orçamento na Saúde. A população pode até duvidar, mas temos feito de tudo, desde que assumimos a gestão. Não nos furtamos de buscar recursos, de investir e de assumir os problemas pra nós. É nosso dever; ainda falta muito, porém, o que estamos mostrando à população é que, com gestão eficiente, o município pode ser melhor. E atender aos postinhos de saúde é buscar o elo com a população, na Atenção Básica, sem que tenham que ir buscar o atendimento nos hospitais”, disse o prefeito.