Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020 | 05:10

Matérias - 13/02/2020 | 05h22m

Rio Claro sediou primeiro seminário de turismo

Rio Claro
A Secretaria de Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer, realizou o Primeiro Seminário de Turismo, na Câmara Municipal. O evento foi aberto pela secretária de turismo, Claudia Elias, que ressaltou a importância da reativação do conselho de turismo no município. A secretaria também explicou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do turismo, como o cadastramento dos artesãos e o selo de participação no Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo.

Em seguida, a professora da UNIRIO, Tânia Omena, destacou o atual cenário positivo para o desenvolvimento do turismo na região. Outro ponto abordado pela professora foi a necessidade de os próprios moradores valorizarem os atrativos locais. “A população local também é uma demanda de consumo turístico”, pontuou Tânia.

Outro convidado foi Philipe Campello, da Rio Convention e Visitors Bureau, que diferenciou atrativos e produtos turísticos, como uma forma de geração de lucro. Campello também falou sobre a importância das redes sociais nesse processo: “Com o Facebook você fala com o mundo. A internet acabou com a limitação do espaço físico”.

A última convidada da primeira parte do seminário foi Fabiana Ramos, consultora do Sebrae, que falou aos presentes sobre empreendedorismo e planejamento de negócios.

No turno da tarde, os participantes realizaram um tour guiado no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos e foram surpreendidos por uma encenação de João Machado Pereira, antigo fundador da cidade de São João Marcos, representado por Ivan Portugal.