Quinta-feira, 4 de junho de 2020 | 13:29

Matérias - 13/02/2020 | 05h25m

Quatis vacina contra o Sarampo dia 15

Quatis
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou o chamado aos moradores para que fiquem atentos à nova etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, cujo lançamento aconteceu em Brasília, por parte do Ministério da Saúde. Denominada “Mais proteção para a sua família”, a nova fase da campanha se destina prioritariamente às crianças e aos adolescentes na faixa etária de cinco a 19 anos de idade.

Em Quatis, a vacina para impedir a transmissão do sarampo é aplicada normalmente, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, nos postos de saúde dos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri; na Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário) e na Casa da Criança (Centro).

Durante o ato de cerimônia da nova fase da campanha de imunização, nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que haverá um novo “Dia D” de vacinação, desta vez neste sábado, 15 de fevereiro. A Secretaria de Saúde analisa de que maneira este “Dia D” será realizado na cidade e divulgará oportunamente as orientações para a população. Segundo especialistas no assunto, uma pessoa com o vírus do sarampo pode transmitir o problema para outros 18 indivíduos.

- É importante que as pessoas ainda não imunizadas compareçam imediatamente aos postos de saúde, especialmente as crianças, que, neste caso, precisam ser levadas às unidades pelos pais ou responsáveis. As autoridades de saúde, em todos os âmbitos do poder público, desde o Governo Federal às prefeituras, passando pelos governos estaduais, vêm realizando uma verdadeira cruzada para evitar um surto da doença em nosso estado - declarou o coordenador do Programa de Imunização da prefeitura Wendell Monteiro.