Domingo, 20 de setembro de 2020 | 13:20

Matérias - 14/02/2020 | 16h04m

Barra do Piraí terá terceiro Dia D contra o sarampo

Barra do Piraí
O Departamento de Vigilância em Saúde, também aderiu ao Dia D de Combate ao Sarampo. Será o terceiro final de semana de mobilização contra a doença. Ao todo, três postos de saúde da cidade, bem como uma tenda na Praça Nilo Peçanha e um volante estarão disponíveis para a imunização. Ao todo, o município disponibilizou vacinas em três finais de semana deste mês.

Estarão funcionando para a imunização, os postos de saúde, Albert Sabin, no bairro Santana, de 8 às 17 horas; o da Roseira e o da Califórnia (ambos de 8 às 13 horas). Além disso, a população poderá se vacinar no posto volante em Ipiabas, de 8 às 13 horas, ou na tenda, montada na Praça Nilo Peçanha, no Centro, de 8 às 14 horas.

O objetivo é que a população atualize a caderneta de vacinação da criança e do adolescente. Vale lembrar que a vacina contra o sarampo é contínua e está disponível nos postos de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, atendendo ao público alvo, que são crianças a partir dos 6 meses a adultos até os 59 anos. Para se vacinar, basta levar o cartão de vacinação da criança; ou, no caso de adultos, o CPF e o Cartão SUS. Na ausência deste último, basta levar o CPF apenas.

Saiba mais sobre o sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, podendo ocasionar complicações e até óbito. A transmissão da doença ocorre de pessoa para pessoa, através de tosse, fala ou espirro. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacina. Os principais sintomas são febre, acompanhada de tosse, irritação nos olhos, mal estar intenso e em torno de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas.

Banner: PMBP