Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | 08:44

Matérias - 17/02/2020 | 04h34m

Quatis intensifica ações contra as chuvas nas áreas urbana e rural

Quatis
Formadas por dez operários, equipes da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos concluíram os trabalhos de limpeza e retirada da lama num trecho da Avenida Governador Roberto da Silveira, na Barrinha, afetado pelas chuvas.

O trecho atingido se localiza nas imediações do Clube Náutico Quatiense, sendo que a forte chuva provocou o acúmulo de lama na avenida, dificultando a circulação de pedestres e o tráfego de veículos. A limpeza da localidade tem o apoio de uma máquina retroescavadeira e dois caminhões, sendo um caminhão basculante e um caminhão pipa.

O diretor de Obras da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos da prefeitura, Douglas Alves Ramos, que coordena pessoalmente a realização dos trabalhos, na Barrinha, declarou que “também estão sendo adotadas medidas visando melhorar o sistema de águas pluviais daquela região para garantir o perfeito escoamento da água chuva, diminuindo dessa maneira os riscos de transtornos normalmente ocorridos nesta época do ano”.

Em Falcão, distrito da zona rural situado a 18 quilômetros da área urbana, que foi afetado pelas fortes chuvas ocorridas. A prefeitura continua atuando na retirada de terra deslizada de morros próximos à área central da localidade. Há cerca de duas semanas, a chuva forte provocou a elevação do nível da água no córrego São Domingos, próximo à Rua da Palha, causando alagamento de pelo menos cinco residências.

O prefeito Bruno de Souza (MDB) voltou ao distrito de Falcão, onde esteve durante as chuvas registradas cerca de duas semanas atrás. Ele firmou ações conjuntas com a VLI Logística para a realização de serviços de limpeza e prevenção contra possíveis novos transtornos, uma vez que o serviço de meteorologia prevê novas chuvas para a cidade nos próximos dias. A VLI Logística é a empresa concessionária da malha ferroviária que passa pelo distrito.

Em outra frente contra as chuvas, operários, máquinas e caminhões da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural permanecem de prontidão visando atender as chamadas de emergência. Este sistema de prontidão tem como objetivo desobstruir estradas afetadas por queda de barreiras e deslizamento de terras, além de assegurar as condições para o escoamento da produção agropecuária. O trabalho de prevenção e atendimento às emergências nas estradas rurais é feito de forma conjunta com a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos.

Foto: PMQ