Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | 20:41

Matérias - 17/02/2020 | 16h20m

SAE e Cedae iniciam reparos em tubulação da ETA do Morro do Gama

Barra do Piraí
A Secretaria Municipal de Água e Esgoto, em parceria com a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), do Governo do Estado do Rio de Janeiro, iniciaram, na manhã de segunda, 17, as obras de reparo na tubulação da Estação de Tratamento de Água do Morro do Gama (ETA Paraíso). Os serviços, em princípio, se darão para substituir parte da rede afetada, o que vem comprometendo o abastecimento em várias partes do município, desde que ela se rompeu, na noite de quarta-feira, 12.

Através de uma parceria com o Governo do Estado, a prefeitura, através de técnicos da SAE e Cedae estão no Morro do Gama desde o dia em que a tubulação se rompeu. Em razão de contrato entre o município e o Governo do Estado, a Companhia faz um programa de trabalho, provisório, na rede que sofreu dano, para restabelecer o abastecimento. Em contrapartida, a prefeitura, faz o levantamento de projeto para realizar a obra de muro de contenção no local. A Secretaria Municipal de Assistência Social atua no sentido de possibilitar o aluguel social enquanto há risco de desabamento da casa.

De acordo com o secretário de Água e Esgoto do município, Wanderson Barbosa, na manhã de segunda-feira, começou o serviço de reparo na tubulação. Ele disse que os técnicos estão realizando sondagem para saber se há viabilidade de recuperação da rede afetada, ou não. “Se não houver, vai partir para a reconstrução da rede de 600 metros até a ETA do Morro do Gama. Esse segundo serviço é que demoraria mais dias; o que desejamos evitar, recuperando a tubulação que cedeu; foram duas delas”, frisou o secretário.

Wanderson explica, ainda, que a parte baixa da cidade, onde estão recebendo água, que a população possa economizar e use de modo consciente, evitando o desperdício. “Aqueles que não estão recebendo, caminhões-pipa, que atende por esse meio alternativo. Lembrando que haverá uma cronologia por pedido, para que não tenha furo de fila. Além disso, estamos em contato com a Emater, para mais dois caminhões-pipa, para atender aos hospitais e escolas”, diz.

Na manhã de segunda-feira, o prefeito Mario Esteves se encontrou com representantes da Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura. É bem provável que o representante daquela pasta, Bruno Kazuhiro, esteja na cidade, na terça-feira, 18, para visita técnica, no sentido de aplicar verba estadual naquela obra.